Belvedere começa
a ser reformado no
Setor Histórico de Curitiba

Edifício, que estava sendo depredado, vai abrigar um café e a sede da Academia Paranaense de Letras
Publicação
19/11/2015 - 14:27
Editoria

Confira o áudio desta notícia

As discussões sobre a reforma do Edifício Belvedere e a revitalização da Praça João Cândido, no bairro São Francisco, Setor Histórico de Curitiba, voltaram a ser debatidas nesta quinta-feira (19), no Museu Paranaense, por representantes dos governos estadual e municipal, do comércio e de entidades religiosas e demais instituições instaladas na região. O encontro serviu para apresentar as etapas das obras já iniciadas no prédio e definir as próximas ações.
O prédio de dois andares abrigará um Café Escola do Senac-PR no térreo e no segundo andar será a sede da Academia Paranaense de Letras. As obras serão feitas em duas etapas. A primeira, em andamento, é a reforma para instalação do café. Na segunda etapa está prevista a restauração do prédio, com recursos provenientes da Lei de Incentivo à Cultura.
De acordo com o secretário especial para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, há um comprometimento por parte de todos os setores. “Já temos várias iniciativas sendo realizadas, como a reforma do prédio e o estudo para a criação de um posto da Polícia Militar no centro histórico e ações extras de segurança, como a instalação de mais iluminação e câmeras”, disse Arns. Na reunião foram explicadas as intervenções já feitas no Belvedere e apontadas questões sobre a revitalização da Praça e o entorno. Uma nova reunião foi marcada para o dia 17 de dezembro.
TRANSFORMAÇÃO - O Senac, com o apoio da Fecomercio, já começou a reforma do edifício, que estava sendo depredado. “Para a adequação do café já providenciamos a limpeza do prédio, a instalação de um posto de vigilância 24 horas, contratação do projeto elétrico, hidráulico, lógico e de prevenção de incêndio”, afirma a diretora de infraestrutura e suprimentos do Senac-PR, Neiva Pasini. O café deverá começar a funcionar em abril de 2016.
O segundo andar do imóvel será sede da Academia Paranaense de Letras, que já entrou com um processo licitatório para solicitar recursos para a adequação do local.
CHAVE - Para marcar o início e avanços das obras, Arns e todos os participantes da reunião entregaram uma chave simbólica à presidente da Academia Paranaense de Letras, Chloris Casagrande Justen. É a primeira vez que a academia terá sede própria.
Também participaram da reunião representantes das secretarias de Estado da Cultura e da Comunicação Social; Câmara Municipal de Curitiba; Sociedade Garibaldi; Advocacia Balão; Secretaria Municipal de Turismo; Fundação Cultural de Curitiba; União dos Escoteiros do Brasil; Mesquita, Rede Empresarial do Centro Histórico; Arquidiocese de Curitiba; Fecomercio, Polícia Militar; Guarda Municipal; Fiep; das lojas Pietranobile, Gepetto e Madero; e do Ippuc, Sesc e Museu Paranaense.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:  http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS