A Polícia Militar deverá concluir até o fim do ano os procedimentos para a contratação de 500 policiais para o novo Batalhão da Fronteira. Os novos PMs vão passar por treinamento e serão alocados nos municípios da região Oeste, conforme informou nesta sexta-feira (19) o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada da Fronteira (GGI-Fron), em Foz do Iguaçu.
“O Batalhão de Fronteira terá capilaridade por toda a região. Será um efetivo bem formado e treinado, com mobilidade e comunicação eficiente. A região é estratégica e será sempre preocupação permanente formar um cinturão de proteção nos municípios que têm fronteiras com outros países”, explicou o secretário.
A região Oeste também vai sediar uma das cinco bases operacionais que serão criadas no Estado, que terão à disposição um helicóptero para ações de socorro, resgate, emergência e policiamento.
O GGI-Fron, pioneiro no País para a discussão dos problemas de fronteira, integra as forças policiais e também funciona como observatório da segurança. “Temos necessidade de intervenções pontuais para reduzir a criminalidade na região e essa integração será fundamental para o sucesso das ações policiais”, informou Almeida Cesar.
Segundo o secretário, o Programa Paraná Seguro, lançado pelo governador Beto Richa na terça-feira (16), prevê a contratação, num primeiro momento, de 2 mil policiais militares, remanescentes do último concurso, 670 investigadores e 40 delegados. “O plano lançado pelo governador é consistente, ambicioso e ousado e atende às aspirações da sociedade e das instituições policiais. O plano permite que as estruturas policiais façam seu planejamento sem sobressaltos.”
FUNDO – Uma das medidas mais importantes do programa será a estruturação do Fundo Estadual de Segurança Pública, na avaliação do secretário. “O governador mostra que o setor de segurança agora é prioridade do governo. O nosso orçamento será reforçado com R$ 500 milhões, com a desoneração dos fundos e realocação de recursos. A meta é dobrar o orçamento para a segurança até 2014”, explicou.
Participaram a reunião do GGI-Fron o comandante-geral da Polícia Militar. coronel Marcos Teodoro Scheremeta; o chefe da Casa Militar, coronel Castilho Casitas; o delegado Francisco Batista da Costa, representando o delegado-geral da Policia Civil, Marcus Michelotto; representantes da Polícia Federal, da Receita Federal, da Itaipu Binacional, da Forças Armadas, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do Instituto de Criminalística, e do Instituto Médico-Legal. Também estavam presentes representantes da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná e o prefeito de Guairá, Manoel Kuba, representando os municípios lindeiros, além dos deputados estaduais Reni Pereira e Hermas Brandão Jr.
Batalhão de Fronteira terá
500 PMs até o fim do ano
A informação foi dada nesta sexta-feira (19) pelo secretário da Segurança, Reinaldo de Almeida Cesar, durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada da Fronteira (GGI-Fron), em Foz do Iguaçu
Publicação
19/08/2011 - 17:50
19/08/2011 - 17:50
Editoria