O plantio da horta comunitária no Conjunto Habitacional Costa Rica, no bairro de Uvaranas, em Ponta Grossa, começa neste sábado (10). A iniciativa é do Programa Cultivar Energia, uma parceria entre a Copel Geração e Transmissão, a Prefeitura do Município e a Prolar (Companhia de Habitação de Ponta Grossa), além da Sanepar, que irá fornecer a água para manutenção da horta.
Ao todo, cerca de 80 famílias serão diretamente beneficiadas com a produção de verduras e legumes orgânicos, que serão destinados para consumo próprio e cujo excedente poderá ser comercializado, gerando segurança alimentar e renda para essas famílias.
Cada família cadastrada terá direito a usufruir de uma área de cerca de 18 m², contando com o auxílio de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no acompanhamento das lavouras. A expectativa é que em aproximadamente três meses iniciem as primeiras colheitas.
SEGURANÇA - A horta está sendo implantada na região do Residencial Costa Rica I, II e II em Ponta Grossa, construído em 2015 nas proximidades da Linha de Transmissão 230 kV Ponta Grossa Sul/Ponta Grossa Norte, da Copel. Ali moram cerca de 4.500 pessoas que foram beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida.
O programa Cultivar Energia é parte das ações de prevenção de riscos de acidentes pelo uso inadequado das faixas de segurança. Todas as famílias inscritas no programa tiveram que obrigatoriamente passar por uma oficina de orientações sobre segurança na convivência com a linha de transmissão, realizada pela Copel em dezembro de 2017.