O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinou nesta sexta-feira (9), em Foz do Iguaçu, acordo de cooperação técnica com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Palotina (Acipa) e protocolo de intenções com o Hotel Tarobá para financiamento de obras de ampliação e reforma do estabelecimento.
A assinatura ocorreu durante o Congresso Empresarial Paranaense e a 28ª Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), eventos promovidos com apoio do BRDE.
“É uma grande satisfação para o BRDE reforçar parcerias e contribuir para o desenvolvimento do Oeste paranaense, região de muitas riquezas, que hoje representa em torno de 26% das operações do Banco no Paraná”, afirmou o presidente do BRDE, Orlando Pessuti.
As assinaturas aconteceram no estande do BRDE, com a presença do presidente da Acipa, Laudio Luiz Soder, de Emília da Costa Mendes, sócia-proprietária do Hotel Tarobá, do presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, e diretores da entidade.
O acordo do BRDE com a Acipa facilitará o contato do banco com as empresas associadas à entidade e celebra o crédito como um instrumento indispensável, para atingir metas de produtividade e qualidade compatíveis com uma maior competitividade no mercado, além de visar novas tecnologias e estratégias que ajudem no crescimento das empresas.
Com 30 anos de atuação em Palotina, a Acipa promove a capacitação de seus associados e consultorias especializadas, além de apoiar ações públicas e privadas que promovam o setor empresarial.
“Esse acordo é de suma importância para a Acipa porque vai beneficiar nossos associados e todo o segmento associativista. Estamos falando de oportunidade de crédito, de termos um espaço do BRDE dentro da associação”, disse o presidente da entidade, Laudio Sober.
Palotina, no Oeste do Paraná, é uma das regiões que mais crescem no Brasil. As cooperativas são grandes mobilizadores da economia da região. O Oeste responde por 26% da produção agrícola do Estado e é responsável por mais de 70% da produção suína. Além de ser referência no agronegócio, é destaque no turismo, tendo como principal atração as Cataratas do Iguaçu.
FOMENTO A TURISMO - O contrato com o Hotel Tarobá, de Foz do Iguaçu, tem o valor de R$ 2,8 milhões, com recursos do BNDES e do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Prevê expansão do estabelecimento, com reforma de um edifício com 73 apartamentos e construção de estacionamento para 70 vagas. Com o investimento, o hotel passará a oferecer 249 apartamentos. O investimento total no projeto chega a R$ 3,5 milhões.