BID prepara
financiamento do
Paraná Urbano III

Comitiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento participa de reuniões de avaliação de desempenho financeiro do sistema direcionado a municípios
Publicação
26/06/2013 - 14:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Fomento Paraná, instituição financeira controlada pelo Governo do Estado, recebeu nesta semana uma comitiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para reuniões de avaliação do desempenho financeiro do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O especialista em mercados financeiros Eduardo Sierra, líder da missão, disse que o objetivo é fortalecer o SFM, operacionalizado pela Fomento Paraná e pelo Paranacidade.
“Esta é uma etapa de identificação e diagnóstico para preparar o programa para o cronograma de repasse de financiamentos do Paraná Urbano III, previsto para iniciar em 2014”, afirmou Sierra.
O programa Paraná Urbano III deve ser executado em quatro anos e prevê investimentos de US$ 300 milhões em infraestrutura e qualificação administrativa para melhoria da qualidade de vida nos municípios. A proposta de estruturação do programa deve ser entregue ao BID até setembro.
RESPONSABILIDADE – O especialista do BID destacou a importância da participação da Fomento Paraná como agente financeira do processo. Segundo ele, é muito importante o estado ter uma instituição financeira própria para atender suas prioridades e programas. “Uma instituição financeira carrega características próprias de responsabilidade social, financeira, fiscal e, neste caso, de fomento ao desenvolvimento. Isso dá mais segurança ao modelo de gestão para o financiamento aos municípios”, afirmou Sierra.
A missão do BID também se reuniu com diretores e equipe técnica da Fomento Paraná para conhecer as estratégias e linhas de crédito voltadas ao financiamento do setor produtivo, pelo programa Banco do Empreendedor. O banco tem interesse em oferecer linhas de crédito específicas para o setor privado e para projetos nas áreas, por exemplo, de mobilidade, sustentabilidade e eficiência energética, bem como atuar em projetos de estruturação de fundos para viabilizar parcerias público-privadas (PPPs).
A comitiva do BID reuniu-se também com técnicos do Paranacidade e da Secretaria de Estado do Planejamento.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS