A Ceasa Paraná participa na próxima quarta-feira (27), às 9 horas, de audiência pública para tratar de discussões e sugestões sobre o funcionamento do Mercado do Produtor da sua unidade em Curitiba. A proposição da reunião, que acontece no Plenarinho da Assembleia Legislativa, é do deputado estadual Márcio Pauliki.
Na ocasião, serão avaliadas e debatidas propostas sobre a participação dos agricultores que atuam diariamente na comercialização de hortigranjeiros na Ceasa Curitiba. “Temos mantido conversas e reuniões permanentes com as respectivas entidades representativas dos produtores rurais e permissionários atacadistas. A intenção é reafirmar as disposições que constam do Regulamento de Mercado, que gere as atividades dos agentes que trabalham nas nossas unidades”, explica Natalino Avance de Souza, diretor-presidente da Ceasa Paraná.
REGRAS - Para atuar no Mercado do Produtor, o agricultor deve comprovar que detém área com produção de hortigranjeiros, e estar devidamente cadastrado junto à Gerência da Ceasa. O Regulamento de Mercado prevê ainda que a permanência nos espaços do Mercado do Produtor, deve ser formal em caráter itinerante e rotativo, e não permanente. Tanto o agricultor, ou mesmo suas organizações formais, se comprometem a comercializar nesse espaço somente hortigranjeiros oriundos da produção paranaense. Legumes, hortaliças e ovos originários de outras regiões do país devem ser comercializados junto aos permissionários atacadistas, nos boxes.
“Adotamos sistematicamente em todas as cinco unidades da Ceasa no Estado – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu – as boas práticas na distribuição e comercialização de hortigranjeiros. Isso acontece tanto no setor produtivo, quanto para o atacadista e varejista, como também para o consumidor. A qualidade começa na produção, mas deve ser preservada e mantida em todos os elos dessa cadeia, para que o produto chegue em bom estado e saudável para consumidor”, diz Natalino Avance de Souza.
SOBRE A CEASA - O Mercado do Produtor da Ceasa Curitiba, onde os agricultores comercializam diariamente suas produções, ocupa uma área própria e coberta de 13.461 metros quadrados. Estão cadastrados 4.831 agricultores, sendo que 1.362 são ativos. Em média, por dia, entre 300 e 312 agricultores comercializam suas produções. Em 2016, a Ceasa Curitiba movimentou 690 mil toneladas de hortigranjeiros, sendo que 171 mil toneladas foram comercializados no Mercado do Produtor da unidade.
Serviço
Audiência Pública sobre a Ceasa/PR – Centrais de Abastecimento do Paraná
Proposição: Deputado Márcio Pauliki (PDT)
Data: 27 de setembro
Horário: 9 horas
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora do Salete, s/n - Centro Cívico - Curitiba – PR