Atividades relacionadas à Olimpíada empolgam alunos das escolas estaduais

Professores relacionam o tema aos conteúdos previstos na matriz curricular e despertam a atenção de crianças e jovens
Publicação
14/06/2016 - 14:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começam em 5 de agosto e os temas relacionados aos esportes despertam interesse dos estudantes das escolas estaduais. Nos dois meses que antecedem as competições, os alunos participam de diversas atividades educacionais relacionadas ao tema e aliadas aos conteúdos previstos na matriz curricular.
Nas aulas de História, por exemplo, são feitas pesquisas e apresentações sobre a Grécia Antiga, berço dos Jogos Olímpicos. Nas de Geografia, os estudantes confeccionam mapas dos países que participam da competição.
Em Curitiba, as atividades, definidas pelas escolas, estão a todo vapor. As paredes da quadra poliesportiva do Colégio Estadual Narciso Mendes, no bairro Xaxim, ganharam uma nova roupagem com a pintura de imagens que representam as modalidades olímpicas.
O trabalho foi feito pelos estudantes do 6° e 7° ano do ensino fundamental e que participaram da atividade no turno complementar (período em que não estão em sala de aula). “Gostei do resultado e da atividade porque é diferente, agora podemos pintar e ver o efeito do nosso trabalho”, contou a estudante Maria Fernanda Morais, 11 anos, do 6° ano.
Segundo a professora de Arte Ana Cristina Fernandes, que coordenou as atividades, grandes eventos esportivos abordados em sala de aula despertam a curiosidade e o interesse dos alunos. “Eles ficam empolgados e se dedicam à atividade”, disse Ana Cristina.
Além das pinturas os estudantes também confeccionaram um mural, exposto nas paredes de entrada da escola, com a contagem regressiva para início dos jogos. O calendário é atualizado pelos estudantes diariamente.
Já os alunos do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual São Paulo Apóstolo, no bairro Uberaba, participaram do desafio olímpico proposto pela professora de Educação Física Simone dos Santos. O desafio é parte do projeto educacional Transforma Rio-2016, promovido pelo comitê organizador dos jogos, que envolve mais de seis milhões de estudantes de escolas públicas e particulares.
Os estudantes elaboraram uma bandeira que representa a trégua Olímpica, período em que as guerras eram interrompidas para que os atletas pudessem viajar até a cidade de Olímpia, berço dos Jogos. “A realização da Olimpíada no Brasil é uma oportunidade fantástica para os alunos aprofundarem as pesquisas sobre os temas relacionados às competições em todas as disciplinas”, explicou Simone.
Foram dois meses de debates sobre o tema, trabalhado em todas as disciplinas. Em agosto, o comitê organizador dos jogos irá escolher as melhores produções para a composição de um mosaico, que será exposto na cidade do Rio de Janeiro durante as competições.
“Depois das pesquisas sobre o tema proposto, nós procuramos criar uma bandeira que fosse bem representativa e que mostrasse todas as etapas da trégua Olímpica”, contou o estudante Luis Gabriel da Silva Donato, de 17 anos.
No Colégio Estadual São Braz, em Santa Felicidade, os 500 alunos do ensino fundamental e médio participaram de diferentes atividades para abordar a escolha do Rio de Janeiro para sediar a competição em 2016, a história da natação das olimpíadas, as modalidades esportivas.
Os estudantes do Colégio Estadual Helena Doinysio, no mesmo bairro, produziram mapas dos países participantes, pesquisas e apresentações sobre a história dos arcos olímpicos e suas cores, além de um quadro para acompanhar o desempenho da delegação brasileira.
Os alunos também vão realizar pesquisas sobre os esportes praticados durante a Paraolimpíada, que será realizada entre os dias 7 e 18 de setembro.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS