Arquivo Público do Paraná completa 156 anos nesta quinta

Para comemorar o aniversário, foi organizado um evento denominado “Arquivo, Memória e História” que ocorrerá no dia 4 de maio no Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques)
Publicação
06/04/2011 - 15:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Arquivo Público do Paraná, uma das instituições mais antigas do Estado, comemora 156 anos nesta quinta-feira (7). Para comemorar o aniversário, foi organizado um evento denominado “Arquivo, Memória e História” que ocorrerá no dia 4 de maio no Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques) a partir das 10h.
O objetivo é destacar a importância dos Arquivos Públicos para preservação da memória regional. O evento contará com a presença de professoras renomadas na área histórica, como Lilia Moritz Schwarcz, da Universidade de São Paulo (USP), e Ana Maria Burmester, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O Arquivo faz parte da estrutura da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, e é aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, na rua dos Funcionário, 1796, bairro Cabral, em Curitiba.
Foi instituído pela Lei n.º 33 de 7 de abril de 1855, sancionada pelo 1º presidente da Província do Paraná, Conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcellos. Inicialmente sob a denominação Archivo Publico Paranaense, tinha como finalidade reunir a memória impressa e manuscrita sobre a história e geografia do Paraná, bem como gerir a documentação produzida pela recém-criada Província. Funcionou por todo o período provincial (1855-1889) junto ao Palácio da Presidência, onde foi instalada a Secretaria do Governo Provincial.
Durante o Século XX o Arquivo teve várias denominações e sedes. Superou diversos desafios, como um grande incêndio em 1989, em que grande parte da documentação física foi perdida. Mesmo após toda essa trajetória continua guardando a memória do Estado, com documentos que datam desde 1695 (Inventário de Balthazar Carrasco dos Reis) até documentos mais recentes como o material produzido pela DOPS (Delegacia de Ordem Político Social) durante a ditadura militar.
Maiores informações sobre o evento podem ser acessadas no site www.arquivopublico.pr.gov.br. O site também traz curiosidades sobre a criação do Arquivo Público do Paraná, como a lei que o instituiu, prevendo a necessidade de autorização expressa do presidente da Província para visitação das instalações do Arquivo, e fotos do Arquivo no início do século XX, nas quais se podem ver a sede, o mobiliário e os funcionários da repartição, e imaginar um pouco como seria a rotina administrativa dos funcionários públicos do Estado.

GALERIA DE IMAGENS