Arns inaugura sede do comando da Polícia Militar em Ponta Grossa

Na mesma solenidade, o secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, entregou duas viaturas para o Instituto Médico Legal (IML) do município.
Publicação
29/08/2011 - 20:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador em exercício Flávio Arns inaugurou nesta segunda feira (29) a sede do 4º Comando Regional da Polícia Militar em Ponta Grossa, responsável pelo policiamento de 70 municípios, com aproximadamente 1,7 milhão de habitantes e área total equivalente a 33% do Paraná. Na mesma solenidade, o secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, deu posse à nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Ponta Grossa (Conseg) e entregou duas viaturas para o Instituto Médico Legal (IML) do município.
Arns explicou que o Parana Seguro, lançado há duas semanas pelo governador Beto Richa, prevê ações de curto, médio e longo prazos, mas que todas estão previstas para serem implantadas neste governo. “O governo já está contratando mais policiais, investindo em infraestrutura e no fornecimento dos módulos móveis de segurança”, afirmou.
Arns destacou a importância da participação da comunidade nas ações do governo e disse que investimentos em outras áreas também terão repercussão na melhoria da segurança dos paranaenses. “As políticas do governo em áreas como educação, habitação e saúde interferem diretamente na segurança”, disse.
SEGURANÇA – O secretário de Segurança, Reinaldo de Almeida Cesar, anunciou a instalação no município de um Nucria – Núcleo de Proteção a Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes, em que serão investidos R$ 700 mil. Ele informou ainda que Ponta Grossa receberá uma das 95 Delegacias Cidadãs previstas no programa Paraná Seguro.
Almeida Cesar deu posse ao presidente do Conselho Comunitário de Seguranca (Conseg) de Ponta Grossa, Henrique Hennermberg. “O Conseg tem o papel de ser o observatório da criminalidade do município e sua atuação é fundamental para que sejam alcançadas as metas de redução da criminalidade”, disse o secretário.
O governador Flávio Arns sugeriu a criação de microrregionais do Conseg em Ponta Grossa. “Integrantes de diferentes regiões da cidade, por sua familiaridade com a comunidade local, saberão apontar com maior precisão onde estão as maiores necessidades relacionadas à segurança”, disse.
COMANDO – O tenente-coronel Marco Aurélio Paredes Szerwonka assumiu o comando do 4º Comando Regional da Policia Militar, com sede em Ponta Grossa. Criado pelo Decreto 8532, de 14 de outubro de 2010, o 4º CRPM tem como responsabilidade o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública em 70 municípios, onde residem aproximadamente 1,7 milhão de habitantes. “O sucesso baseia-se no trabalho de cada militar”, disse.
O CRPM atuará no comando e supervisão das seguintes unidades subordinadas: 1º Batalhão de Polícia Militar (Ponta Grossa), 16º Batalhão de Polícia Militar (Guarapuava), 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (Lapa), 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (União da Vitória), 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (Telêmaco Borba) e 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (Irati).
Participaram da solenidade o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, o deputado federal Sandro Alex e o deputado estadual Plauto Miró Guimarães.
HABITAÇÃO – Flávio Arns também participou da entrega das primeiras 195 moradias na Vila Gralha Azul. As unidades fazem parte de um grupo de 3 mil que estão sendo construídas em Ponta Grossa pelo programa Minha Casa Minha Vida. “A cooperação por parte do governo estadual
tem sido determinante para que sejam cumpridas as exigências do Ministério das Cidades relacionadas ao abastecimento de água e energia, alem da coleta e tratamento de esgoto”, explicou o prefeito Pedro Wosgrau Filho.
O município cresceu significativamente nos últimos anos e tem um alto déficit habitacional. De acordo com o presidente da Companhia de Habitação de Ponta Grossa, Herivelto Benjamin, em outubro serão entregues mais 340 unidades e, até o fim de 2012, duas mil unidades estarão terminadas.
A dona de casa Andréia Aparecida da Silva Vaz, 37 anos, tem seis filhos e está satisfeita por ter deixado a casa onde morava, em área de risco, na beira de um rio, para mudar-se para a unidade financiada pela Caixa Econômica Federal.

GALERIA DE IMAGENS