Arns anuncia construção
de prédio para abrigar
a Apae de Rio Negro

O governador em exercício visitou a atual sede, que é alugada e não oferece as condições necessárias ao atendimento de alunos com deficiência
Publicação
20/07/2011 - 11:53
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador em exercício Flávio Arns anunciou, nesta quarta-feira (20), a construção de um novo prédio para abrigar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rio Negro. A sede alugada, que atende também a cidade catarinense de Mafra, atende 40 alunos com deficiência.
Arns visitou o local e disse que a construção da nova unidade faz parte do compromisso do governo estadual de promover a igualdade e fortalecer as instituições de ensino especial do Paraná. O terreno para a construção, que será doado pela prefeitura, fica ao lado da Escola Municipal de Educação Especial Tia Apolônia.
“Vamos iniciar um estudo para construir uma nova sede para a Apae municipal. Este local não tem condições de oferecer um atendimento adequado aos alunos”, disse o governador em exercício. Segundo Arns, o contrato de aluguel da unidade irá vencer no próximo mês e os proprietários não têm interesse em renovar. A instituição conta com oito educadores para atender alunos acima de 16 anos.
Arns afirmou ainda que o governo do Estado tem o compromisso de repassar todos os benefícios das escolas da rede estadual também para as Apaes e co-irmãs. “Precisamos acabar com a discriminação da pessoa com deficiência. Recursos para as contas de água, luz, internet e manutenção serão repassados pelo governo para fortalecer o atendimento dessas unidades”, disse o governador em exercício.
A diretora da Apae de Rio Negro, Márcia Elaine Gomes, diz que a atual unidade não tem condições de abrigar os alunos e que o atendimento de fisioterapeuta e fonoaudiólogos está comprometido pela falta de espaço. “Temos o sonho da sede própria e, com a visita do governador, a possibilidade de realizar esse desejo”, disse.
Márcia destacou que com uma sede maior será possível ampliar e melhorar o atendimento à comunidade. O projeto para a nova unidade, que deverá ter mais de 500 metros quadrados, permitirá cumprir a proposta pedagógica que prevê ensino integral e escola profissionalizante.
Alceu Ricardo Swarowski, prefeito de Rio Negro, disse que o terreno doado está situado próximo ao ginásio municipal e que a intenção da administração municipal é construir um complexo de educação especial. “Nossa cidade é pioneira no atendimento aos portadores de necessidades especiais. Em parceria com o governo estadual queremos ampliar esse atendimento”, afirmou.
Rio Negro está localizado na região Sul do Paraná e tem cerca de 30 mil habitantes. Acompanhado do prefeito, Arns conheceu  o terreno doado e as instalações da Escola Municipal de Educação Especial Tia Apolônia.

GALERIA DE IMAGENS