Apoio do Estado amplia capacidade de hospital referência no Noroeste

Governadora Cida Borghetti entregou as obras da nova unidade da Santa casa de Paranavaí, que atende 28 municípios, onde vivem 260 mil pessoas. Governo destinou R$ 20 milhões para a obra e Cida confirmou mais R$ 19,6 milhões para equipamentos.
20/12/2018 - 18:30

O Governo do Estado vai destinar R$ 19,6 milhões para a Santa Casa de Paranavaí equipar sua nova unidade Morumbi. O Estado destinou também R$ 20 milhões de um total de R$ 30 milhões investidos na construção da estrutura. Nesta quinta-feira (20), a governadora Cida Borghetti entregou a obra e assinou o convênio para repasse do recurso para os equipamentos.

O hospital é referência para 28 municípios do Noroeste do Paraná, onde vivem 260 mil pessoas. A nova unidade representa um aumento de mais de 75% na capacidade de atendimento. A governadora afirmou que a Santa Casa se insere nas prioridades do governo, que é a regionalização e descentralização dos serviços de saúde. “Moradores desta região terão a possibilidade de buscar em Paranavaí um serviço de excelência em saúde e o atendimento de alta complexidade”, disse ela.

Com a nova unidade, a Santa Casa de Paranavaí passará a ter 126 leitos, sendo 102 do Sistema Único de Saúde (SUS), que compõem 80% dos atendimentos. Destes, 13 serão de UTI adulto. Segundo o presidente da Santa Casa, Renato Guimarães, com a nova estrutura a instituição deve dobrar o atendimento pelo SUS. “A unidade Morumbi fará, principalmente, o atendimento de alta complexidade. Há uma demanda muito grande na região por serviço de oncologia e cirurgias cardíacas”, disse ele.

A partir de janeiro, a Santa Casa poderá fazer a licitação dos equipamentos e mobiliários. A previsão é que o atendimento inicie no segundo semestre de 2019.

OBRA — A obra foi feita em duas etapas. Iniciada em julho de 2015, a obra retomou a construção do antigo Hospital Noroeste, que tinha natureza privada e que foi incorporada à estrutura da Santa Casa de Paranavaí, que é uma entidade filantrópica. Com isso, foi possível que o Estado apoiasse o projeto.

“A obra estava inacabada há mais de 20 anos e foi finalizada com o apoio do Governo. Agora, com recursos também para os equipamentos, ela estará preparada para atender a população”, afirmou o secretário da Saúde, Antônio Nardi.

DESAFOGAR - De acordo com o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato, a nova unidade Morumbi vai desafogar o pronto atendimento do município da Santa Casa. “Além disso, será possível atender muitos pacientes que hoje precisam fazer tratamento em Arapongas, Umuarama e Curitiba. O tratamento fora do município é muito custoso. Além de humanizar o serviço de saúde de Paranavaí, vai gerar bastante economia”, afirmou.

CONSTANTE – O secretário Nardi destacou que a Santa Casa é referência para os 28 municípios da região e que o apoio do Estado é constante. O Governo do Estado investiu R$ 1,3 milhão na ampliação do pronto socorro. A obra permitiu que o hospital quadruplicasse o número de leitos de estabilização.

A unidade recebeu R$ 1,3 milhão para equipamentos destinados à urgência emergência e para estruturar o centro cirúrgico. Também com o apoio do Estado, inaugurou o novo Centro Macrorregional de Oftalmologia e construiu uma nova rampa de acesso entre as duas alas do hospital. Também foram cedidos dois veículos.

Por meio do programa de apoio a hospitais públicos e filantrópicos (Hospsus) o Estado repassa à Santa Casa R$ 6,2 milhões ao ano para garantir o atendimento pela Rede de Urgência e Emergência e Rede Mãe Paranaense.

SEDE DA REGIONAL - A governadora também entregou as obras de ampliação e reforma da sede da 14ª Regional de Saúde, que abrange 28 municípios da região de Paranavaí.O Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 1,7 milhão na obra. No local funciona a sede regional da Farmácia Paraná, além de sediar a ouvidoria e as bases de apoio aos municípios.

PRESENÇAS — Participaram da solenidade o deputado federal Ricardo Barros; o chefe da 14a Regional de Saúde, Nivaldo Mazzin; a diretoria da Santa Casa e prefeitos da região.