Antônio Olinto recebe um centro especializado de assistência social

No local será feito atendimento especializado a famílias e pessoas que tiveram seus direitos violados ou ameaçados. Espaço foi implantado pelo Governo do Estado e inaugurado pela governadora Cida Borghetti.
13/12/2018 - 17:40

O município de Antônio Olinto, na região Sul do Paraná, recebeu um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O espaço foi implantado com recursos do Governo do Estado e inaugurado nesta quinta-feira (13) pela governadora Cida Borghetti.

Cida disse que o Creas representa o cuidado do governo para com a população, especialmente com as famílias mais vulneráveis. “Neste local será feito atendimento especializado a famílias e pessoas que tiveram seus direitos violados ou ameaçados. Uma equipe multidisciplinar prestará orientação, um suporte, dando um norte importante aos que precisam”, disse a governadora. São mulheres vítimas de violência, pessoas com deficiência, crianças e pessoas idosas. O espaço tem capacidade para atender até 50 famílias por mês.

O prefeito de Antônio Olinto, Fábio Machiavelli, disse que o Creas era esperado há muitos anos. “Hoje estamos comemorando a entrega do equipamento, com a certeza de que é mais uma conquista do município para ajudar a melhorar a vida das pessoas”, disse. Ele explicou que Antônio Olinto já possui um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e que agora, com Creas, será possível a integração das equipes e mais profissionais atuando nesta área. “Poderemos ampliar o atendimento e ajudar as pessoas que passam por dificuldades”, disse ele.

O município é responsável pela formação e contratação dos profissionais. A secretária municipal de Assistência Social, Ariadne Machiavelli, disse que a prefeitura já está preparando concurso público para a formação da equipe que atuará no Creas. “Este espaço trará benefícios para todo o município”, afirmou ela.

CARINHO - O investimento foi de R$ 875 mil, feito pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social. Neste valor está incluído R$ 100 mil para a prefeitura estruturar o espaço com mobiliário e equipamentos. Esta é a primeira vez que o Governo do Estado financia a construção de Creas.

Segundo Letícia Reis, coordenadora do programa Família Paranaense, o Creas de Antônio Olinto é o primeiro implantado com recursos do Governo do Estado. “Ao todo são oito obras em andamento no Estado. O governo olhou com muito carinho esta área de atendimento às famílias que mais precisam. Neste espaço, as equipes farão acompanhamento sistemático das famílias, para que elas consigam superar as dificuldades”, explicou Letícia.

O Creas de Antônio Olinto local tem 207 metros quadrados de área construída e conta com salas individuais para atendimento, salas para atividades em grupo um projeto arquitetônico diferenciado, com a planta padrão elaborada pelo Estado, com maior funcionalidade e acessibilidade.

ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR - O atendimento é feito por equipe especializada composta por profissionais como assistente social, psicólogo ou advogado. As equipes também trabalham para identificar casos de exploração sexual, situações de trabalho infantil e pessoas em situação de rua, por exemplo.

FAMÍLIA PARANAENSE - O Creas de Antônio Olinto está incluído no contrato do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para ações do programa Família Paranaense. O contrato prevê construção de 11 Cras e oito Creas, além de construção de moradias, incentivos para agricultura familiar, geração de renda, qualificação profissional, promoção da saúde e repasse de recursos aos municípios.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário especial de Desenvolvimento Econômico, Virgílio Moreira, o deputado estadual Alexandre Curi, vereadores, alunos e professores do Colégio Estadual do Campo Duque de Caxias