Antes de nova UPS, policiais
prendem traficantes em Cascavel

A ação policial antecede a instalação da UPS (Unidade Paraná Seguro) que será inaugurada no dia 25 (quinta-feira) no bairro Santo Cruz. A operação teve como objetivo desarticular o tráfico de drogas e outros crimes paralelos na região do bairro Santa Cruz.
Publicação
18/10/2018 - 14:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Cinco pessoas foram presas durante a Operação Santa Cruz, deflagrada na quarta-feira (17) em Cascavel pelas Policias Civil e Militar, juntamente com a Guarda Municipal e a Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito.

A ação policial antecede a instalação da UPS (Unidade Paraná Seguro) que será inaugurada no dia 25 (quinta-feira) no bairro Santo Cruz.

A operação teve como objetivo desarticular o tráfico de drogas e outros crimes paralelos na região do bairro Santa Cruz. Duas pessoas foram detidas por tráfico de drogas, uma por furto, uma por posse de arma de fogo e uma tinha mandado de prisão por homicídio.

Uma pessoa detida com carga de pneus contrabandeados e outras sete foram conduzidas para lavrar termo circunstanciado por posse de droga, com apreensão de algumas quantidades de crack, cocaína e maconha.

Esta será a terceira unidade na cidade de Cascavel. A primeira foi instalada em abril do ano passado na região Sul, no bairro Universitário e, a segunda, foi inaugurada em dezembro do mesmo ano na região Norte, no bairro Interlagos.

De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Júlio Reis, nos locais onde foram implantadas UPSs em Cascavel houve uma forte diminuição da criminalidade e a expectativa é bastante positiva para esta nova unidade. “Um estudo prévio mostrou que aquela região (Oeste) era a que mais necessitava, e agora com a instalação da UPS, dentre outras vantagens, a maior delas é a capilaridade. A Polícia Militar vai estar mais próxima de eventuais ocorrências”, disse Reis.

O secretário cumprimentou os policiais envolvidos na operação Santa Cruz e agradeceu também a colaboração da Prefeitura Municipal e da própria comunidade. “Com apoio da Prefeitura e da população, foi reformado um salão que estava abandonado e agora vai receber essa UPS Oeste”.
AÇÃO POLICIAL -- A Operação Santa Cruz contou com 100 agentes públicos, entre policiais civis, militares, guardas municipais e agentes de trânsito, além de 40 viaturas, envolvendo as unidades do 6º BPM, BPFron, BPMoa, 15ª SDP, GM e CETTRANS. Segundo os responsáveis, o trabalho consiste no “congelamento” de toda a região, com restrição de acesso de algumas vias, blitz e diligências policiais.

Antes do trabalho de campo, segundo o delegado-chefe da 15º Subdivisão da Polícia Civil de Cascavel, Nagib Nassif Palma, foram meses de investigações, com várias diligências realizadas pelos órgãos de segurança para detectar pontos de comércio de drogas ilícitas e levantamento de nomes de pessoas envolvidas com informações obtidas também através de denúncias nos fones 197 e 181.

“Coletamos informações nos últimos três meses em pontos próprios, foi solicitado os mandados junto ao Poder Judiciário, sendo que 14 deles cumprimos agora. O objetivo desta operação é atacar a criminalidade de forma robusta, presencial, mostrando a força das polícias e sua integração. Fizemos um arrastão naquela região para que ela fique mais apta a funcionar ali essa UPS”, disse o delegado.

O subcomandante do 6º Batalhão de Polícia Militar de Cascavel, capitão Cícero Tenório, disse que a instalação da nova UPS atende clamor da comunidade local. “Nós tivemos ali no passado vários problemas, inclusive ônibus que tentaram queimar e confronto com a polícia. Em maio deste ano a governadora Cida Borghetti esteve em Cascavel e anunciou a instalação desta terceira unidade”, afirmou.

GALERIA DE IMAGENS