Foi assinada nesta quinta-feira (18) a ordem de serviço para as obras de reforma e ampliação do Hemonúcleo de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, com investimento de R$ 1 milhão. O projeto inclui melhorias na área de atendimento aos usuários da unidade e ampliação do setor de processamento de sangue. A previsão é que as obras sejam concluídas em 180 dias. Participaram da assinatura o diretor da 3ª Regional de Saúde, Isaias Cantoia Luiz, e representantes da Paraná Edificações, responsável pela fiscalização, além da empresa licitada para executar as obras.
O secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, disse que a obra vai trazer mais comodidade para os usuários do hemonúcleo. Além de reforma geral da estrutura, a área de processamento de sangue será ampliada, melhorando a capacidade de produção de hemoderivados como plasma, sangue total e plaquetas.
“O Governo do Paraná trata a saúde dos paranaenses como prioridade. Nessa obra do hemonúcleo de Ponta Grossa, estamos investindo um R$ 1 milhão para dar à população dos Campos Gerais um espaço moderno, acolhedor e que melhor atenda às necessidades dos profissionais e dos usuários”, disse Nardi.
Para não alterar a rotina de atendimentos aos doadores de sangue da região, um ônibus do Hemepar, totalmente equipado e preparado para coletar de sangue, ficará disponível ao lado do Hemonúcleo de Ponta Grossa a partir de novembro. O Hemonúcleo de Ponta Grossa manterá o atendimento em horário normal, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
FUNCIONAMENTO – O diretor da 3ª Regional de Saúde, Isaias Cantoia, disse que com a transferência das coletas para o ônibus do Hemepar as doações continuarão normalmente, sem prejuízo à população. Mensalmente, o Hemonúcleo de Ponta Grossa faz a coleta de cerca de 1.200 bolsas de sangue. “Enquanto durarem as obras, usaremos o ônibus como sala de coleta. Mas o processamento do sangue continuará a ser feito no prédio do hemocentro. Tudo foi pensado para manter o funcionamento do espaço e o atendimento aos usuários”, afirmou Isaias.