A cidade de General Carneiro e o Estado do Paraná ganharam três livros que contam um pouco da história do município localizado na região sul do Estado. As obras foram escritas por estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Estadual Pedro Araújo Neto (Cepan) como atividade complementar das aulas de História produzidas no contraturno escolar.
Os livros documentam o surgimento do município e seus bairros com narrativas coletadas pelos alunos em entrevistas com os moradores, além de documentar e compartilhar os relatos dos estudantes do último ano do Ensino Médio.
Os livros foram publicados em novembro e cada estudante levou um exemplar para casa. A publicação dos materiais foi custeada pelo professor Lúcio Ambrósio Hupalo.
PARA A HISTÓRIA – O estudante Luiz Otávio Santana Correia, de 14 anos, do 9° ano do Ensino Fundamental, contou que a publicação dos livros contribui para que a história do município e do colégio sejam preservadas. “Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da nossa história e compartilhar esses conhecimentos com outras gerações. Essa documentação é importante para que a nossa história não caia no esquecimento e seja preservada”, disse.
Cristina Mendes, de 17 anos, do 2° ano do Ensino Médio, disse que a atividade proporcionou uma experiência nova no aprendizado da disciplina. “É importante para a história do nosso município e do Paraná que terão a oportunidade de conhecer as origens da nossa cidade e suas comunidades, mas também para o ensino e aprendizado da disciplina de História que não se prende apenas aos livros, mas ao incentivo do professor e a oportunidade de proporcionar a outras pessoas o acesso experiências vivenciadas em nossa escola e município”, afirmou.
METODOLOGIA DE ENSINO - A atividade foi proposta pelo professor de História, Lúcio Ambrósio Hupalo, para complementar os conteúdos ensinados em sala de aula. Os alunos foram desafiados a produzir textos com informações sobre o bairro em que residem e sobre o município por meio de pesquisas em livros e com a comunidade.
Ao longo de um mês os alunos pesquisaram e produziram textos narrativos contando a história do município do ponto de vista de cada morador de diferentes bairros.
Hupalo destacou que atividade foi uma proposta diferenciada para ensinar a disciplina. “Foi uma metodologia empregada para eles perceberem que fazem parte da história e que podem participar da construção de conhecimento sendo protagonistas e deixando um legado para as futuras gerações, além de observar a história de outra maneira”, disse.
Os livros estarão disponíveis, a partir de janeiro, para download gratuito. “Eles vão deixar um registro importante da história do município de uma maneira inédita porque é a história da nossa cidade contada do ponto de vista dos moradores e também acessível para quem quiser conhecer um pouco mais da história do Paraná”, disse.
SINOPSE – Os três livros foram revisados pela professora Maria Lúcia Müller Scheidemantel, da Secretaria de Estado da Educação, com prefácios dos professores Vitor Marcos Gregório, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Dulceli Tonet Estacheski e Giselle Moura Schnorr, ambas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); e Tiago Jaime Machado (Editora Monstro dos Mares) que fez a edição e publicação das obras.
No livro ‘História das comunidades de General Carneiro’, os estudantes contam um pouco sobre as origens dos bairros do município. A pesquisa e produção dos textos foram organizadas em grupos ou individualmente por 96 estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ano do Ensino Médio que pesquisaram com os familiares e moradores mais antigos sobre as origens e características dos bairros e comunidades de General Carneiro.
Já o livro ‘Considerações sobre o nome Passo da Galinha’ registra 14 versões diferentes sobre o antigo nome do centro do município. As pesquisas e textos foram produzidos por estudantes do 2° ano do Ensino Médio.
No terceiro título, ‘Memórias do Cepan’, 36 estudantes contam suas expectativas sobre o último ano do Ensino Médio e narram suas experiências vivenciadas na escola ao longo da trajetória estudantil.