Alunos do ensino médio inauguram praça em homenagem à diretora

Proposta tem como objetivo reforçar identidade e vínculo dos estudantes com o Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, em São José dos Pinhais, e ofertar um novo espaço de lazer à comunidade, além do protagonismo juvenil e do sentimento de cuidado com o bem público.
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15/12/2017 - 10:40
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Os alunos do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) inauguraram este mês a Praça Professora Neusa M. M. Duarte Wons, em homenagem à atual diretora. O projeto tem como objetivo reforçar a identidade dos estudantes e o pertencimento em relação à escola, ofertar um novo espaço de lazer à comunidade, além do protagonismo juvenil e do sentimento de cuidado com o bem público.

A proposta é resultado da dissertação de mestrado em Arte como intervenção no espaço público desenvolvida pela diretora Neusa Maria Masetto  Duarte Wons. Para colocar a ideia na prática, os estudantes tiveram aulas de arte, intervenção artística em espaços públicos e urbanismo.

Depois de trabalhar conceitos teóricos, os alunos colocaram a mão na massa. “As turmas se dividiram em grupo e cada um ficou responsável por uma intervenção”, disse Neusa. A diretora explica que, nessa etapa do projeto, a meta foi despertar o protagonismo entre os alunos.

“Percebi que dentro da escola tínhamos um espaço ocioso e que, já que os alunos gostam tanto de ficar nas praças, por que não construir uma praça dentro da escola de uma maneira que eles possam usufruir do espaço com segurança e aproveitar o ambiente com a orientação da escola e com segurança. Queremos com isso fortalecer neles o sentimento de que a escola é deles”, disse a diretora.

EM CONSTRUÇÃO PERMANENTE – A praça escolar conta com bancos de madeira artesanais feitos pelos estudantes, canteiros com diferentes espécies de flores e árvores frutíferas, uma quadra de vôlei de areia e poste com lâmpadas led. “A nossa proposta é que a praça continue em construção permanente para que outros alunos e professores também participem desse processo”, explicou a diretora.

O projeto prevê ainda a instalação de uma rede de wifi para uso comunitário. Os recursos são do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), do Governo Federal, Secretaria Municipal de Obras e da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF).

Segundo Wons, a praça permite que alunos, professores e funcionários possam usar o espaço nos fins de semana e com isso fortalecer a relação da escola com a comunidade.  “Queremos que os alunos usem a escola não apenas em dia de aula, mas nos fins de semana em um ambiente seguro em que eles vão aprender”, disse.

Neusa destacou ainda a mudança no comportamento dos estudantes com o desenvolvimento do projeto. “Como temos turmas com idades e perfis diferentes havia às vezes algum conflito, o que é normal, mas depois da proposta eles criaram grupos de interação e fortaleceram os vínculos de amizade que vão seguir depois da escola”, afirmou.

LEGADO – O aluno Janael Labis, 21 anos, lembrou que a praça será um legado para as próximas gerações que vão estudar na unidade. “É uma herança importante tendo em vista o próprio futuro do colégio, que procurou preparar os alunos para um futuro melhor dentro do ambiente escolar”, disse. “Antes quando fazia muito calor os alunos tinham aula na grama ou na própria terra, agora eles podem ter aulas abertas na praça dentro da escola”, disse o estudante. 

PROEMI – O trabalho faz parte da proposta do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) que tem como foco o redesenho dos currículos do ensino médio e a ampliação da interdisciplinaridade para ações voltadas a diferentes áreas do conhecimento. As metodologias são inseridas gradualmente na grade curricular de cada escola.

Neste ano, mais de 270 escolas da rede estadual ofertaram o programa. No Paraná, as escolas que aderem ao programa não têm ampliação da carga horária. As ações são trabalhadas dentro dos horários de cada disciplina prevista na matriz curricular de maneira interdisciplinar.

“Ensino Médio Inovador é uma estratégia e, também, um instrumento para induzir o redesenho dos currículos do ensino médio, compreendendo que as ações propostas inicialmente são incorporadas gradativamente ao currículo, na perspectiva da diversidade de práticas pedagógicas de modo que estas ações qualifiquem os currículos dessas escolas”, explicou o chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria Estadual da Educação, Cassiano Ogliari.

 

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