Planejamento, conscientização e identificação dos estudantes com a escola aliados a decisões coletivas. Essa tem sido a receita para a boa gestão do Colégio Estadual Tupy Pinheiro, em Guarapuava (região Central do Estado). O Colégio, construído em 1962, possui uma estrutura física impecável, com pintura nova, jardim bem cuidado, paredes e carteiras limpas e estudantes orgulhosos.
Para chegar a esse patamar foi necessário um trabalho pedagógico diário de conscientização, reforçando a identificação dos estudantes com a escola.
O empenho de professores e funcionários também tornou o Tupy Pinheiro uma das escolas mais procuradas do município. “Gosto de estudar aqui porque percebo o empenho dos funcionários para deixar a escola sempre conservada, os professores explicam bem os conteúdos e aqui não tem briga entre os alunos, nós conversamos e resolvemos. Dá prazer em estudar aqui”, disse a aluna Alana Marcelle de Almeida, 14 anos, do 9° ano do ensino fundamental. Ela estuda no colégio há três anos.
São os 930 estudantes do ensino fundamental, médio e da educação de jovens e adultos que cuidam para que as salas de aula permaneçam impecáveis. “As salas de aula são espaçosas e confortáveis e quando percebemos alguém sujando as carteiras chamamos a atenção, mas são casos isolados”, contou o estudante Nathan Gabriel Fernandes, de 11 anos, do 7° ano do ensino fundamental, que está na escola há dois anos.
Leonardo Flauzino, de 12 anos, também do 7° ano, revelou que mudou para o Tupy Pinheiro por indicação de colegas e pela boa fama da escola. “Aqui todo mundo se respeita, os professores explicam de uma maneira que dá para entender bem e no intervalo tem bastante espaço para brincar com meus colegas”, disse Flauzino, que também estuda há dois anos no Tupy.
CUIDADO E ECONOMIA - Segundo a diretora Beatriz Aparecida Neves, a identificação dos estudantes com a escola gera economia ao final do mês, já que não é preciso fazer grandes reparos, apenas a manutenção de rotina. “Nossos alunos têm a consciência de que o cuidado com a escola é responsabilidade de todos. Esse comprometimento gera economia e com isso sobram recursos para investimos em materiais pedagógicos que são solicitados pelos professores e isso enriquece a qualidade das aulas”, disse a diretora.
“Criamos no grupo o pensamento de que juntos podemos fazer mais. Cada um sabe da sua função e responsabilidade. A gestão democrática e participativa resulta na credibilidade e confiança do coletivo e assim a escola caminha perfeitamente”, afirmou Beatriz.
Para aumentar a permanência dos alunos na escola são oferecidas diferentes atividades no turno complementar em parceria com empresas e instituições de ensino locais, que garantem aulas extras de matemática e inglês. Também são ofertadas atividades esportivas e viagens pedagógicas a cidades e pontos turísticos e históricos do Estado. Também é oferecido atendimento especializado a alunos com altas habilidades, transtornos globais do desenvolvimento e surdez.
GESTÃO FINANCEIRA – Na semana passada alunos, professores e funcionários do Tupy participaram de cursos e palestras oferecidos pelo programa Gestão Financeira na Escola, desenvolvido pela Coordenação de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF), da Secretaria de Estado da Educação, que capacita os agentes financeiros para atuar nas áreas mais burocráticas na administração dos recursos que chegam às escolas dando suporte técnico aos diretores com as prestações de conta e execução de despesas, entre outras. “É um momento para pararmos e aprendermos coisas novas que vão auxiliar o nosso trabalho”, destacou Beatriz.
Neste ano o programa atende cinco escolas de diferentes regiões do Estado: Colégio Estadual Alberto de Carvalho (Prudentópolis), Colégio Estadual Herbert de Souza (São José dos Pinhais), Colégio Estadual Tupy Pinheiro (Guarapuava), Colégio Estadual Regente Feijó (Ponta Grossa) e Colégio Estadual Ilha das Peças (Guaraqueçaba).
“O programa nos permite conhecer melhor a dinâmica da escola com o andamento do programa e com isso fortalecer o padrão administrativo que é construído nessas unidades”, disse o chefe da CAF, Manoel José Vicente.
ESCOLA 1.000 – O colégio também foi contemplado pelo programa Escola 1.000, que irá reformar mil escolas em todo Paraná. No Tupy Pinheiro será feita a substituição dos tacos de madeira por piso de cerâmica nas 12 salas de aula, reforma externa do ginásio de esporte, ampliação da sala dos professores, passarela coberta na entrada do colégio e adaptação as normas de segurança e acessibilidade.
Para chegar a esse patamar foi necessário um trabalho pedagógico diário de conscientização, reforçando a identificação dos estudantes com a escola.
O empenho de professores e funcionários também tornou o Tupy Pinheiro uma das escolas mais procuradas do município. “Gosto de estudar aqui porque percebo o empenho dos funcionários para deixar a escola sempre conservada, os professores explicam bem os conteúdos e aqui não tem briga entre os alunos, nós conversamos e resolvemos. Dá prazer em estudar aqui”, disse a aluna Alana Marcelle de Almeida, 14 anos, do 9° ano do ensino fundamental. Ela estuda no colégio há três anos.
São os 930 estudantes do ensino fundamental, médio e da educação de jovens e adultos que cuidam para que as salas de aula permaneçam impecáveis. “As salas de aula são espaçosas e confortáveis e quando percebemos alguém sujando as carteiras chamamos a atenção, mas são casos isolados”, contou o estudante Nathan Gabriel Fernandes, de 11 anos, do 7° ano do ensino fundamental, que está na escola há dois anos.
Leonardo Flauzino, de 12 anos, também do 7° ano, revelou que mudou para o Tupy Pinheiro por indicação de colegas e pela boa fama da escola. “Aqui todo mundo se respeita, os professores explicam de uma maneira que dá para entender bem e no intervalo tem bastante espaço para brincar com meus colegas”, disse Flauzino, que também estuda há dois anos no Tupy.
CUIDADO E ECONOMIA - Segundo a diretora Beatriz Aparecida Neves, a identificação dos estudantes com a escola gera economia ao final do mês, já que não é preciso fazer grandes reparos, apenas a manutenção de rotina. “Nossos alunos têm a consciência de que o cuidado com a escola é responsabilidade de todos. Esse comprometimento gera economia e com isso sobram recursos para investimos em materiais pedagógicos que são solicitados pelos professores e isso enriquece a qualidade das aulas”, disse a diretora.
“Criamos no grupo o pensamento de que juntos podemos fazer mais. Cada um sabe da sua função e responsabilidade. A gestão democrática e participativa resulta na credibilidade e confiança do coletivo e assim a escola caminha perfeitamente”, afirmou Beatriz.
Para aumentar a permanência dos alunos na escola são oferecidas diferentes atividades no turno complementar em parceria com empresas e instituições de ensino locais, que garantem aulas extras de matemática e inglês. Também são ofertadas atividades esportivas e viagens pedagógicas a cidades e pontos turísticos e históricos do Estado. Também é oferecido atendimento especializado a alunos com altas habilidades, transtornos globais do desenvolvimento e surdez.
GESTÃO FINANCEIRA – Na semana passada alunos, professores e funcionários do Tupy participaram de cursos e palestras oferecidos pelo programa Gestão Financeira na Escola, desenvolvido pela Coordenação de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF), da Secretaria de Estado da Educação, que capacita os agentes financeiros para atuar nas áreas mais burocráticas na administração dos recursos que chegam às escolas dando suporte técnico aos diretores com as prestações de conta e execução de despesas, entre outras. “É um momento para pararmos e aprendermos coisas novas que vão auxiliar o nosso trabalho”, destacou Beatriz.
Neste ano o programa atende cinco escolas de diferentes regiões do Estado: Colégio Estadual Alberto de Carvalho (Prudentópolis), Colégio Estadual Herbert de Souza (São José dos Pinhais), Colégio Estadual Tupy Pinheiro (Guarapuava), Colégio Estadual Regente Feijó (Ponta Grossa) e Colégio Estadual Ilha das Peças (Guaraqueçaba).
“O programa nos permite conhecer melhor a dinâmica da escola com o andamento do programa e com isso fortalecer o padrão administrativo que é construído nessas unidades”, disse o chefe da CAF, Manoel José Vicente.
ESCOLA 1.000 – O colégio também foi contemplado pelo programa Escola 1.000, que irá reformar mil escolas em todo Paraná. No Tupy Pinheiro será feita a substituição dos tacos de madeira por piso de cerâmica nas 12 salas de aula, reforma externa do ginásio de esporte, ampliação da sala dos professores, passarela coberta na entrada do colégio e adaptação as normas de segurança e acessibilidade.