AguasParaná ressalta importância dos Comitês de Bacias no Proesas

Foi nesta sexta-feira (15) na Expo Londrina; no encontro, presidente Márcio Nunes fez uma apresentação do Programa Estadual de Águas e Saneamento Rurais (Proesas Rurais)
Publicação
15/04/2011 - 19:10

Confira o áudio desta notícia

O presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes, esteve na reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Cinzas-Itararé, realizada nesta sexta-feira (15) na Expo Londrina. No encontro, ele fez uma apresentação do Programa Estadual de Águas e Saneamento Rurais (Proesas Rurais), enfatizando a importância da participação desse tipo de organização no projeto.
O Proesas está voltado para a preservação ambiental, mas tem um viés desenvolvimentista e, principalmente, humanista, pois desejamos atender aqueles que mais necessitam”, afirmou Nunes. O programa seterá início nas regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado, mas que contem com um comitê instalado e operante.
Segundo o Diretor do AguasParaná, será responsabilidade dos comitês determinar quais famílias poderão ingressar nos programas que compõe o Proesas, pois terão melhores condições de avaliar as necessidades de cada região. “São os comitês que irão atestar se os moradores de um determinado local podem participar, pois estamos buscando atender quem está realmente precisando”, declarou.
Pesquisa – Durante o encontro, o presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Cinzas-Itararé, Alfredo Alemão, apresentou a proposta de se criar uma câmara técnica de pesquisa na área de abrangência da instituição. Assim, vamos conhecer melhor a nossa bacia e poderemos implementar projetos de pesquisa, extensão e educação ambiental”, comentou.
De acordo com a representante da secretaria executiva do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), Marianna Sophie Roorda, a iniciativa é pioneira. “É uma novidade que pode acrescentar em muito ao trabalho do Comitê e que pode servir de exemplo aos demais”,afirmou.

GALERIA DE IMAGENS