O governador Beto Richa afirmou nesta sexta-feira (01) que o agronegócio do Paraná é modelo para o Brasil e contribui para que o País vença os períodos de crise. “O agronegócio é a base da economia paranaense. Neste setor, o Paraná dá exemplos ao Brasil”, ressaltou. “No Brasil, historicamente, salva a balança comercial e contribuiu para amenizar os efeitos das graves crises que o País tem enfrentado”.
Richa participou da abertura do Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, promovido pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep) em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). “Esta é sempre uma oportunidade para renovar os nossos compromisso com quem trabalha e produz”, disse o governador.
Ele também destacou as boas parcerias com entidades do setor agropecuário para elaboração de políticas públicas. Entre os exemplos, reforçou a importância da criação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que ajudou a abrir novos mercados para a carne paranaense.
Richa também afirmou que o governo estadual garante apoio ao agronegócio com o programa Paraná e Competitivo e as linhas de crédito do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). No setor de infraestrutura, citou a modernização do Porto de Paranaguá e o início do processo para a construção de uma ferrovia ligando Dourados (MS) e ao Litoral paranaense.
EMPREENDEDOR RURAL – O Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais finalizou a edição deste ano do Programa Empreendedor Rural (PER). Cerca de 4,5 mil produtores rurais, líderes sindicais e autoridades de todo o Paraná participaram do evento.
Realizado em parceria pelo Sistema Faep, o Sebrae-PR e Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), o programa capacita e incentiva os agricultores a adotarem projetos de empreendedorismo em suas propriedades. No evento, foram apresentados os projetos premiados pelo programa.
Para o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, práticas como esta preparam o agricultor para as novas tecnologias e melhoram a produtividade no campo. “Hoje não tem mais como improvisar para ser agricultor. É necessário preparo, conhecimento e capacitação”, disse ele.
O recorde de safra no Paraná, com 42 milhões de toneladas colhidas, é resultado do trabalho dos agricultores empreendedores, avaliou o presidente da Faep, Ágide Meneguette. “Hoje, seja em pequenas ou grandes propriedades, temos que ser gestores”, disse. Desde que foi criado, em 2003, o programa já formou cerca de 29 mil pessoas.
Neste ano, foram 1.100 participantes, divididos em 59 turmas, espalhadas por todas as regiões do Estado. A capacitação é formada por 17 módulos e tem 160 horas de duração.
OLIMPÍADAS – Paralelo ao evento, também será realizada, no Expotrade Pinhais, a prova final da Olimpíada Rural, nas modalidades Matemática e Português. O evento é direcionado aos alunos que cursaram os Programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ). As atividades desse concurso são realizadas na modalidade Educação à Distância.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; os secretários da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; e do Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa Sobrinho; os presidentes do BRDE, Orlando Pessuti; do Iapar, Florindo Dalberto; da Emater, Rubens Niederheitmann; da Ocepar, José Roberto Ricken; da Fetaep, Ademir Mueller; da Fecomércio, Darci Piana; o diretor-geral do Senar Nacional, Daniel Carraro; o superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta; os deputados federais Sérgio Souza e Christiane Yared; e o deputado estadual Élio Rush.