Agência itinerante da
Secretaria do Trabalho
atende na Ceasa

A unidade funciona em um ônibus adaptado onde os trabalhadores podem utilizar serviços como cadastro para emprego, consulta de vagas, encaminhamento para entrevistas, habilitação ao seguro-desemprego e orientações para concessão de microcrédito
Publicação
27/08/2015 - 16:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Mais de 160 trabalhadores foram atendidos pela unidade móvel da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social durante mais uma etapa da Campanha Agosto Azul, que está acontecendo na Central de Abastecimento de Curitiba (Ceasa), no bairro Tatuquara. Promovido pelo Governo do Paraná por meio do programa Unidade Paraná Seguro (UPS) Cidadania, o evento teve início segunda-feira (24) e segue até esta sexta (28). A programação é realizada no período da manhã e conta com ações integradas de diversos órgãos e secretarias estaduais.
A unidade móvel funciona em um ônibus adaptado onde os trabalhadores podem utilizar serviços públicos como cadastro para emprego, consulta de vagas, encaminhamento para entrevistas, habilitação ao seguro desemprego e orientações para concessão de microcrédito. Na Ceasa, o atendimento é voltado aos agricultores, trabalhadores, compradores que frequentam o mercado e moradores das comunidades próximas.
De acordo com o superintendente do Trabalho da Secretaria, Jorge Leonel de Souza, o ônibus é uma de agência do trabalhador itinerante. “Com ele, podemos levar para os bairros e municípios toda a estrutura e serviços que o Governo do Estado disponibiliza para a população, sempre em parceria com outras secretarias”, afirmou.
OPORTUNIDADE - A auxiliar de limpeza Maria da Penha dos Santos, 31, foi uma das trabalhadoras encaminhadas para uma vaga de trabalho durante o atendimento desta quinta-feira. Casada, e com um filho pequeno, ela conta que ficou desempregada no início do ano e não conseguiu receber o seguro-desemprego. “Achei ótimo ter essa oportunidade aqui pertinho de casa”, disse ela. “Já estou saindo daqui com uma entrevista agendada para amanhã de manhã”, comemorou.
No estande de microcrédito, a costureira Alessandra Soares recebeu as instruções que precisava para expandir seu ateliê. O marido, que trabalha na Ceasa, foi quem contou sobre o evento e a incentivou. “Esse serviço é muito útil. Geralmente a gente não consegue ir até os locais para resolver as coisas e assim fica bem mais fácil”.
Entusiasmada com a possibilidade de crescer no seu negócio, ela já planejou o que vai fazer quando conseguir o microcrédito. “Hoje trabalho com enxovais, mas se der tudo certo posso comprar mais duas máquinas e materiais para começar a confeccionar peças íntimas e ganhar mais,” afirmou.
BALANÇO – Desde a segunda-feira (24), a organização já contabilizou 1.892 pessoas atendidas com os serviços de saúde e cidadania ofertados no evento. Entre eles, testes de saúde, vacinação de adultos, aferição de pressão, emissão gratuita de Carteira de Identidade, cadastro no programa social Luz Fraterna. Os estandes também são prestadas orientações sobre nutrição, prevenção e enfrentamento ao uso de drogas e defesa de direitos humanos.
AGOSTO AZUL – Em 2012, o Governo do Paraná instituiu uma lei para que o mês de agosto fosse dedicado à realização de ações para incentivar a prevenção e a promoção da saúde do homem (Lei 17.099/12).
O objetivo principal é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave. Este ano, a campanha chama a atenção para os malefícios do uso do tabaco, um dos principais responsáveis pelas mortes das pessoas em todo o mundo. 
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS