O governador Beto Richa afirmou nesta segunda-feira (25) que as afinidades entre o Paraná e a Suécia facilitam a implantação de parcerias estatais em diferentes áreas, especialmente na ciência, tecnologia e inovação. Ao lado do embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn, e do ministro sueco de Assuntos Rurais, Sven-Erik Bucht, Richa abriu oficialmente no Palácio das Araucárias, em Curitiba, a sexta edição das Semanas de Inovação Suécia-Brasil.
O evento segue até o dia 6 de outubro em diversas cidades brasileiras, com debates que envolvem áreas como a aeronáutica, cidades sustentáveis, biotecnologia, políticas de inovação, entre outros assuntos. Esta é a primeira vez em seis anos que Curitiba sedia a abertura oficial das Semanas de Inovação, que proporcionam uma plataforma para a parceria estratégica entre os dois países.
“O governo, as empresas e os trabalhadores suecos têm no Paraná um parceiro sincero, que está com a mão estendida para a cooperação, a amizade e o trabalho”, afirmou Richa. “Temos desafios imensos pela frente, e apostamos no investimento em ciência, tecnologia e inovação como um atalho estratégico rumo ao desenvolvimento pleno de nossas capacidades”, ressaltou o governador.
BIOECONOMIA – O objetivo das Semanas de Inovação é promover a Suécia como um parceiro de longo prazo para o Brasil para criar ambientes de inovação, estabelecer uma colaboração com parceiros brasileiros e gerar um ponto de encontro para atores suecos e brasileiros nas áreas de interesse. Além disso, o evento busca a promoção comercial para ampliar as oportunidades de negócios e cooperação entre os dois países.
Para o ministro Sven-Erik Bucht, o Paraná tem um grande potencial de parcerias no setor de bioeconomia, já que assim como a Suécia, o Estado é um grande produtor florestal. “O Brasil tem uma longa tradição de parcerias industriais com a Suécia em vários setores. O desafio agora é descobrir novas formas de cooperação e inovação”, disse.
O embaixador Per-Arne Hjelmborn ressaltou que a Suécia está “em um namoro” com o Paraná na exploração de novas áreas de inovação. “É a primeira vez que fazemos a abertura fora de Brasília, o que demonstra a importância que damos ao Estado do Paraná”, disse. “Temos muitas áreas em comum, principalmente na bioeconomia, cidades sustentáveis e mobilidade, setores importantes para a sociedade e para futuros projetos de cooperação”, destacou.
PIONEIRA – Richa lembrou que a Suécia foi pioneira no ciclo de industrialização do Paraná nos anos 1970, com a instalação da fábrica de caminhões da Volvo na Cidade Industrial de Curitiba. “Agora temos um novo momento em que as relações do Paraná e da Suécia possam ser retomadas em um patamar mais elevado, em benefício da nossa população”, afirmou.
Além de priorizar o desenvolvimento de tecnologias e plataformas científicas, Richa salientou que o Governo do Estado faz fortes investimentos na infraestrutura de transporte e logística, com a melhoria das rodovias do Estado e na modernização do Porto de Paranaguá. O Estado também passa pelo maior ciclo industrial de sua história, com a atração de R$ 43 bilhões em investimentos.
“O planejamento estratégico de infraestrutura marítima e os investimentos públicos no Porto de Paranaguá foram fundamentais para que a China Merchants Ports investisse quase US$ 1 bilhão na compra do Terminal de Contêineres de Paranaguá. O grupo chinês é o maior administrador de portos do mundo”, destacou o governador.
PROGRAMAÇÃO – Representantes de empresas, agência de desenvolvimento e universidades suecas participam das Semanas de Inovação, que contam com seminários, workshops e debates em Curitiba, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Manaus e diversas outras cidades.
Além de sediar a abertura oficial, a programação desta segunda-feira na capital paranaense inclui a palestra “Colaboração do Smart City em Curitiba: lições aprendidas e caminhos a seguir”, proferida por Semida Silveira, do Instituto Real de Tecnologia (KTH); e um painel de discussão que reúne representantes dos governos sueco e paranaense com o tema “Avançar: oportunidades e armadilhas – como criar plataformas de cooperação entre um estado e um país”.
Na terça-feira (26), a comitiva promove um workshop na sede da Embrapa Florestas, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. A programação completa pode ser acessada aqui: http://inovacaosueciabrasil.com/programa-2-2?lang=pt-br
PRESENÇAS - Participaram da solenidade a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; os secretários da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; da Administração e Previdência, Fernando Ghignone; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Junior; do Cerimonial e Relações Exteriores, Ezequias Moreira; os presidentes da Agência Paraná de Desenvolvimento, Adalberto Netto; e da Fomento Paraná, Vilson Ribeiro de Andrade.