A comunidade do Porto Novo, localizada a 28 quilômetros do município de Adrianópolis, no Vale do Ribeira, agora tem uma Arena Multiuso para a prática de esportes, construída com recursos do Governo do Estado. A estrutura, que recebeu investimento de R$ 360 mil, tem campo de grama sintética, alambrado, iluminação, arquibancadas e área para depósito de materiais.
A governadora Cida Borghetti esteve na comunidade na tarde deste domingo (24) para inaugurar a obra. Ela também cumpriu agenda em Doutor Ulysses e em Cerro Azul, na mesma região. Durante a solenidade, na presença do prefeito do Alcides Rodrigues Bassete, deputados estaduais e lideranças da região, ela também entregou conjuntos de materiais esportivos à prefeitura.
Cida afirmou que é dever do governo elevar a qualidade de vida da população por meio de ações em todas as áreas e que nas próximas semanas deve confirmar novos investimentos do Estado em Adrianópolis. “Hoje, estamos fazendo isso através dessa quadra esportiva, que beneficiará principalmente as crianças e os adolescentes, que, em vez de ficar nas ruas, poderão usufruir de um espaço bem estruturado para atividades físicas e lazer”, disse ela.
Para o prefeito, ter um espaço a mais para dar opções de lazer às crianças e adolescentes era uma reivindicação antiga da comunidade, que tem cerca de 1.200 habitantes. “Precisávamos de um local como esse, ideal para retirar nossos meninos e meninas de perto das drogas e da violência”, disse ele.
NOVA OPÇÃO - Até então, as crianças e adolescentes faziam esporte na quadra do Colégio Estadual do Campo do Porto Novo, mas somente nos finais de semana, para não atrapalhar as atividades escolares. “Agora, vamos poder jogar futebol todos os dias da semana”, disse o estudante Luiz Felipe dos Santos, 18, lembrando que a quadra foi construída em uma área abandonada.
PROGRAMA - A Arena Multiuso faz parte do programa Paraná Mais Esporte, criado em 2015 pelo Governo do Estado com o objetivo de consolidar a nova Política de Esportes do Paraná, cujo objetivo é estimular a prática esportiva e hábitos mais saudáveis na população, especialmente entre crianças e adolescentes.
O programa, coordenado pela Secretaria de Estado de Esporte e Turismo, também desenvolve ações voltadas ao combate do sedentarismo e à obesidade, em especial com o estimulo pelas Academias ao Ar Livre.