Adolescentes de Medianeira, atendidos pelo Programa Família Paranaense, estão participando de curso de informática básica. A atividade faz parte da metodologia do programa, que prepara os meninos e meninas para o ingresso no mundo do trabalho e foi colocada em prática com a integração de vários setores.
O Projeto Qualifica conta, por enquanto, com 14 adolescentes que começaram as aulas na terça-feira passada (24), na Escola do Trabalho Professor Ovídio Putrick. A prioridade é atender com o curso famílias em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria da Assistência Social, Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
De acordo com a coordenadora do Cras, Neli Conti, há a intenção de abrir outra turma de informática básica. “Essa é uma atividade que vem ao encontro das diretrizes do programa Família Paranaense. Para conseguirmos encaminhá-los, depois, para programas de aprendizagem, oferecemos essas capacitações e oficinas”, explica Neli.
PARCERIA – O trabalho em parceria com outras secretarias é um dos diferenciais do Família Paranaense. A intersetorialidade garante o atendimento integral das famílias em diversas áreas, como trabalho, educação e saúde, além da assistência social.
“Para oferecer apoio completo para pessoas em situação de vulnerabilidade, não basta apenas atender. É preciso que haja acompanhamento e apoio, seja com cursos e oportunidades, para que elas possam superar todos desafios”, enfatiza a chefe do escritório regional da Secretaria da Família, em Foz do Iguaçu, Herinne Vitória Silva.
AÇÃO – O curso é ministrado pelos acadêmicos de Sistema de Informação da UTFPR, Victor Longo e Matheus Pedrosa, e coordenada pelo professor Evandro Carlos Pessini.
O Projeto Qualifica nasceu de conversa entre a UTFPR e a Escola do Trabalho, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é atender famílias que fazem parte de programas socioassistenciais, entre eles o Família Paranaense. O curso de informática básica é o primeiro a ser oferecido dentro do projeto.