Acordo técnico com
União e Fiep vai incentivar
indústria do Paraná

Com o termo ficou definida a instalação de um núcleo regional da Rede Nacional de Política Industrial (Renapi), uma instância que promove a parceria público-privada entre o setor produtivo local e o Governo do Estado
Publicação
09/04/2014 - 15:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado assinou, nesta quarta-feira (9), acordo de cooperação técnica com o Governo Federal e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) para ampliar políticas de incentivo à industrialização. O acordo foi firmado, em Curitiba, durante a 3ª Oficina de Trabalho do Plano Brasil Maior, promovida pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Integração Nacional.
"Com a união dos esforços técnicos teremos importantes soluções para fortalecer ainda mais o setor industrial do Paraná", afirmou o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio. "Juntos vamos identificar oportunidades, articular parceiros públicos e privados para aumentar a competitividade do Paraná", acrescentou.
Monteschio lembrou que a economia do Paraná vem se destacando nacionalmente com resultados superiores à média brasileira. "No ano passado o PIB do Estado cresceu o dobro que o nacional, fomos o terceiro na geração de empregos com carteira assinada e agora temos esse ótimo resultado da produção industrial com o avanço de 18,4 %".
ACORDO - Com o termo ficou definida a instalação de um núcleo regional da Rede Nacional de Política Industrial (Renapi, uma instância que promove a parceria público-privada entre o setor produtivo local e o Governo do Estado) no Paraná. Também farão parte representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Paraná de Desenvolvimento (APD) e da Federação das Indústrias do Paraná.
Entre os principais objetivos do núcleo estão o fortalecimento de cadeias produtivas, incentivo ao uso do poder de compra público local e privado e oportunidades em investimentos de infraestrutura, sobretudo nas Parcerias Público Privadas estaduais.
O diretor técnico da Paraná Desenvolvimento, Henrique Ricardo dos Santos, disse que a aproximação com estas instituições fortalece os objetivos da Paraná Desenvolvimento como agência que apoia as empresas instaladas no Estado e mantém o foco na atração de novos investimentos para o Paraná.
O coordenador de Política Industrial da ABDI, Roberto Pedreira, explicou que a parceria vai ajudar auxiliar na divulgação de projetos executados pelo Governo Federal e na coordenação de ações conjuntas. "Debateremos instrumentos e ferramentas que possam ser replicados no Estado. É um trabalho em prol do desenvolvimento da indústria do Paraná", ressaltou.
O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, destacou a importância da união do poder público com a iniciativa privada. "A Fiep sempre está pronta para cooperar com a União, Estado e Municípios nas ações que busquem o desenvolvimento do setor produtivo paranaense", disse. "Precisamos de ferramentas práticas, que auxiliem as indústrias lá na ponta, sejam elas grandes, médias e, sobretudo, pequenas", completou.
OFICINA - A primeira oficina deste ciclo foi realizada em novembro de 2013, em Recife (PE), e a segunda foi feita no mês passado, em Goiânia (GO). Entre os objetivos do Plano Brasil Maior estão a ampliação do investimento fixo, a elevação do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento, o aumento da qualificação de recursos humanos, a ampliação do valor agregado nacional, o estímulo ao conhecimento, fortalecimento das micro, pequenas e médias empresas, incentivo à produção mais limpa, diversificação das exportações e a ampliação do acesso da população a bens e serviços para a qualidade de vida.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS