Acordo permite entrega de casas do PAC em Colombo

Um acordo firmado entre a Cohapar e a Promotoria do Meio Ambiente permitiu que 59 casas construídas com recursos do PAC sejam inauguradas nos próximos dias
Publicação
18/01/2011 - 09:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Um acordo firmado entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Promotoria do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (17), permitiu que 59 casas construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sejam inauguradas nos próximos dias. As novas unidades serão entregues sem a ligação na rede de esgoto, pois a estação elevatória para o tratamento só ficará pronta daqui a quatro meses. Enquanto isso, será feita uma fossa séptica coletiva e a Sanepar se compromete a fazer a limpeza a cada 30 dias.
“Não podemos deixar estas famílias esperando que a obra da estação elevatória fique pronta. Ainda mais nesta época de fortes chuvas, precisamos retirar estas pessoas que vivem à beira do rio Atuba para evitar que sofram com novos alagamentos”, disse o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche.
O procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, disse que é positiva a atitude da Cohapar de encontrar uma solução para que as famílias mudem rapidamente.
“Ações como esta possibilitam que pessoas que vivem em áreas de risco tenham uma melhora significativa na qualidade de vida. Precisamos entregar as casas à medida que ficam prontas, e não esperando que o conjunto inteiro fique pronto”, destacou Saint-Clair.
PAC Colombo - Em Colombo, que conta com recursos de R$ 19,8 milhões, o programa atende famílias que vivem em favelas ou em habitações de risco nos bairros Jardim Liberdade, Jardim Contorno e Jardim Marambaia. As obras beneficiam 879 famílias, sendo 508 novas casas e 371 regularizações fundiárias. Há ainda a recuperação ambiental da área, com a criação de bacias de contenção de cheias e criação de parques ambientais novos.

GALERIA DE IMAGENS