Empresas de pequeno porte do Paraná que desejam ser mais competitivas e exportar seus produtos têm assegurados, em 2011, R$ 1,3 milhão para treinamento em várias frentes, inclusive na área da inovação tecnológica. Os recursos são públicos e oriundos de duas fontes: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti)/Fundação Araucária e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), entidade vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
O anúncio foi feito na última quinta-feira (31), durante lançamento do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex-Pr) 2011, pela coordenadora do Núcleo Operacional de Curitiba, Cristiane Domingues Ribas. Segundo a coordenadora, a meta é atender, neste ano, cerca de 600 empresas, nos três núcleos operacionais do projeto – Curitiba, Londrina e Maringá. “Também ampliaremos nossas parcerias com a Região Metropolitana”, afirma.
Criado no Paraná em 2009, por meio de uma parceria entre a Seti/Fundação Araucária e a Apex, o projeto recebe cerca de R$ 1 milhão/ano do governo federal e cerca de R$ 300 mil/ano do governo estadual. Em Curitiba, o Peiex-Pr funciona na sede da Seti, no bairro Jardim Botânico.
Até março deste ano, cerca de 130 empresas haviam se cadastrado no projeto. No Brasil, os núcleos operacionais somam dez, sendo o mais recente deles o de Santa Catarina.
Participação – A inscrição para o Peiex pode ser feita por e-mail (veja endereços no fim do texto) até o fim do mês de abril. “É simples participar. As empresas não pagam nada, elas só entram com o tempo necessário para as consultorias e treinamento”, diz a coordenadora. “Quanto mais cedo as empresas se inscrevem mais tempo elas têm para se qualificar”, afirma o diretor da Fundação Araucária, Carlos Piacenti.
“A Seti será uma parceira constante das empresas que desejarem incrementar a sua produtividade e, exportando, projetar o Paraná no cenário internacional”, destacou o diretor da Unidade Gestora do Fundo Paraná, Gerson Koch, que representou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Alípio Leal.
Ao final do evento, quatro empresas atendidas pelo Peiex-Pr mostraram os resultados obtidos depois que foram atendidas pelo projeto. “Com a casa arrumada, nosso plano de internacionalização está focado no Uruguai, Chile e Paraguai. O México deverá ser a nossa próxima etapa”, conta Nilson de Souza, proprietário da Gift do Brasil, empresa que produz estojos contendo creme dental, fio dental e escova de dentes para grandes empresas interessadas em presentear colaboradores e clientes.
Produtora de sites para internet, a Explay Internet Ltda. também teve apoio do Peiex-Pr para o seu planejamento estratégico, de marketing e plano de negócios. Antes, a empresa não possuía estrutura voltada para o comércio exterior nem conhecimento do mercado internacional. Depois, com essas ferramentas e outras mais internas, como avaliação de desempenho de funcionários, o perfil da empresa mudou. Foram adotados um plano de internacionalização e um fluxograma de exportação (a primeira exportação ocorreu em 2010, para os Estados Unidos) e criada uma rede de negócios e contatos. “Sob orientação do Peiex-Pr conseguimos evoluir bastante”, afirma Daniel Fila, diretor da empresa.
No mercado há 18 anos, a Metal Typo Ltda sempre investiu na modernização de seu parque fabril e, principalmente, na formação de parcerias sólidas com os clientes. Localizada perto do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, numa área de 75 mil metros quadrados, a empresa tem 137 colaboradores. “Essa empresa apresentava tendência positiva em quase todos os aspectos, porém, notamos que era preciso investir mais em treinamento de colaboradores e em auditores internos. A empresa aderiu às ideias e sugestões propostas pelo programa, como por exemplo o curso de 5’S, baseado na organização e eficiência”, conta a coordenadora Cristiane Ribas.
A Dentro D'Água Indústria e Comércio de Confecção Ltda começou a produzir moda praia e fitness (para ginástica) em 1997. Hoje, a marca está presente em várias academias e lojas do País e também do exterior, inclusive com roupas especiais para práticas de triatlon, natação e hidroginástica. Diagnosticada pelo Peiex-Pr, a empresa passou por algumas melhorias a partir de uma administração mais estratégica tanto na organização financeira quanto no marketing e na qualidade de indicadores. “Estamos satisfeitos com as mudanças e com nossa imagem no mercado”, disse a empresária Rita de Cássia Graf.
CATÁLOGO – Ao fim do evento, também foi lançado o Catálogo das Indústrias 2011, publicação que reúne mais de 6 mil endereços atualizados e informações estratégicas para empresários e fornecedores nacionais e internacionais. O catálogo está disponível em três versões: impressa, em CD-ROOM e on-line.
INSCRIÇÕES NO PROJETO DE EXTENSÃO INDUSTRIAL EXPORTADORA (PEIEX-PR) 2011:
Podem ser feitas por e-mail até o fim do mês de abril. Cada núcleo operacional do projeto possui um endereço:
Curitiba: peiex-curitiba@fundacaoaraucaria.org.br
Londrina: peiex-londrina@fundacaoaraucaria.org.br
Maringá: peiex-maringa@fundacaoaraucaria.org.br
O site da Apex Brasil (www.apexbrasil.com.br) tem informações sobre o projeto.
O anúncio foi feito na última quinta-feira (31), durante lançamento do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex-Pr) 2011, pela coordenadora do Núcleo Operacional de Curitiba, Cristiane Domingues Ribas. Segundo a coordenadora, a meta é atender, neste ano, cerca de 600 empresas, nos três núcleos operacionais do projeto – Curitiba, Londrina e Maringá. “Também ampliaremos nossas parcerias com a Região Metropolitana”, afirma.
Criado no Paraná em 2009, por meio de uma parceria entre a Seti/Fundação Araucária e a Apex, o projeto recebe cerca de R$ 1 milhão/ano do governo federal e cerca de R$ 300 mil/ano do governo estadual. Em Curitiba, o Peiex-Pr funciona na sede da Seti, no bairro Jardim Botânico.
Até março deste ano, cerca de 130 empresas haviam se cadastrado no projeto. No Brasil, os núcleos operacionais somam dez, sendo o mais recente deles o de Santa Catarina.
Participação – A inscrição para o Peiex pode ser feita por e-mail (veja endereços no fim do texto) até o fim do mês de abril. “É simples participar. As empresas não pagam nada, elas só entram com o tempo necessário para as consultorias e treinamento”, diz a coordenadora. “Quanto mais cedo as empresas se inscrevem mais tempo elas têm para se qualificar”, afirma o diretor da Fundação Araucária, Carlos Piacenti.
“A Seti será uma parceira constante das empresas que desejarem incrementar a sua produtividade e, exportando, projetar o Paraná no cenário internacional”, destacou o diretor da Unidade Gestora do Fundo Paraná, Gerson Koch, que representou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Alípio Leal.
Ao final do evento, quatro empresas atendidas pelo Peiex-Pr mostraram os resultados obtidos depois que foram atendidas pelo projeto. “Com a casa arrumada, nosso plano de internacionalização está focado no Uruguai, Chile e Paraguai. O México deverá ser a nossa próxima etapa”, conta Nilson de Souza, proprietário da Gift do Brasil, empresa que produz estojos contendo creme dental, fio dental e escova de dentes para grandes empresas interessadas em presentear colaboradores e clientes.
Produtora de sites para internet, a Explay Internet Ltda. também teve apoio do Peiex-Pr para o seu planejamento estratégico, de marketing e plano de negócios. Antes, a empresa não possuía estrutura voltada para o comércio exterior nem conhecimento do mercado internacional. Depois, com essas ferramentas e outras mais internas, como avaliação de desempenho de funcionários, o perfil da empresa mudou. Foram adotados um plano de internacionalização e um fluxograma de exportação (a primeira exportação ocorreu em 2010, para os Estados Unidos) e criada uma rede de negócios e contatos. “Sob orientação do Peiex-Pr conseguimos evoluir bastante”, afirma Daniel Fila, diretor da empresa.
No mercado há 18 anos, a Metal Typo Ltda sempre investiu na modernização de seu parque fabril e, principalmente, na formação de parcerias sólidas com os clientes. Localizada perto do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, numa área de 75 mil metros quadrados, a empresa tem 137 colaboradores. “Essa empresa apresentava tendência positiva em quase todos os aspectos, porém, notamos que era preciso investir mais em treinamento de colaboradores e em auditores internos. A empresa aderiu às ideias e sugestões propostas pelo programa, como por exemplo o curso de 5’S, baseado na organização e eficiência”, conta a coordenadora Cristiane Ribas.
A Dentro D'Água Indústria e Comércio de Confecção Ltda começou a produzir moda praia e fitness (para ginástica) em 1997. Hoje, a marca está presente em várias academias e lojas do País e também do exterior, inclusive com roupas especiais para práticas de triatlon, natação e hidroginástica. Diagnosticada pelo Peiex-Pr, a empresa passou por algumas melhorias a partir de uma administração mais estratégica tanto na organização financeira quanto no marketing e na qualidade de indicadores. “Estamos satisfeitos com as mudanças e com nossa imagem no mercado”, disse a empresária Rita de Cássia Graf.
CATÁLOGO – Ao fim do evento, também foi lançado o Catálogo das Indústrias 2011, publicação que reúne mais de 6 mil endereços atualizados e informações estratégicas para empresários e fornecedores nacionais e internacionais. O catálogo está disponível em três versões: impressa, em CD-ROOM e on-line.
INSCRIÇÕES NO PROJETO DE EXTENSÃO INDUSTRIAL EXPORTADORA (PEIEX-PR) 2011:
Podem ser feitas por e-mail até o fim do mês de abril. Cada núcleo operacional do projeto possui um endereço:
Curitiba: peiex-curitiba@fundacaoaraucaria.org.br
Londrina: peiex-londrina@fundacaoaraucaria.org.br
Maringá: peiex-maringa@fundacaoaraucaria.org.br
O site da Apex Brasil (www.apexbrasil.com.br) tem informações sobre o projeto.