1,3 milhão de estudantes voltam às aulas em todo o Estado

Medidas anunciadas pelo governador em Ortigueira simbolizam prioridade atribuída à educação
Publicação
08/02/2011 - 15:48
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Cerca de 1,3 milhão de estudantes da rede pública estadual iniciaram as atividades escolares na rede estadual nesta terça-feira (8). Ao abrir oficialmente o ano letivo no Colégio Estadual Altair Mongruel, em Ortigueira, o governador Beto Richa enviou uma mensagem clara a esses estudantes, a suas famílias e aos profissionais da educação do Paraná: a partir de agora, educação será prioridade absoluta no Paraná.
O fato de o ano letivo ter sido oficialmente aberto em Ortigueira simboliza essa preocupação com a educação. O município tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado (0,620) e reúne escolas com baixos Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “A educação é o caminho mais seguro para a inclusão de pessoas que de outra forma podem ficar à margem das oportunidades. Por isso é fundamental investir nos municípios mais carentes”, disse o governador.
A realidade escolar em Ortigueira é marcada por problemas de estrutura física em praticamente todos os estabelecimentos de ensino. Parte do Colégio Estadual Altair Mongruel funciona num espaço apelidado pelos alunos de Carandiru. De acordo com o vice-governador e secretário de Estado de Educação, Flávio Arns, a intenção é mostrar para a sociedade a realidade da educação no Estado. “Educação é tudo e estamos aqui em Ortigueira, que é um município que precisa do apoio do governo estadual, para mostrar o nosso compromisso com os municípios que mais precisam”, disse.
O governador e o vice-governador anunciaram que uma nova escola de atendimento em tempo integral será construída no município. A meta do Governo do Estado é implantar 500 escolas em período integral até o ano de 2014. A construção da nova escola está será planejada em conjunto com a comunidade.

EXPECTATIVA – O clima é de expectativa entre os moradores de Ortigueira, cidade de 25 mil habitantes que fica a 247 km de Curitiba. Quase 65% dos moradores vivem na área rural, onde cultivam principalmente soja, milho e feijão.
A diretora da escola, Claudia Costa Cabral, afirmou que é importante ter um olhar diferenciado para a educação. “A vinda do governador à nossa escola simboliza o empenho do governo em mostrar que agora é a hora de melhorar”, comentou.
Os ares de mudanças também são esperados pela presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) da escola, Jane Sartori: “Este ano temos a perspectiva de que haverá mais incentivo para que a família participe das atividades escolares”.
Adriana Moreira Daniel de Col é funcionária da escola há cinco anos e tem boas expectativas em relação à educação. “Acredito que este governo implantará mudanças para a valorização dos funcionários, além de novas contratações por meio de concurso público”, afirmou.
A pedagoga Tereza Banach de Goes espera que as dificuldades ainda existentes na escola possam a ser solucionadas com os investimentos do governo. “Temos problemas de infraestrutura, rotatividade de professores e falta de material pedagógico que, de alguma forma, afetam a aprendizagem dos alunos”, comentou, ao lembrar dos índices de evasão na escola.
Para o ano letivo de 2011 há previsão de matrículas de 1,3 mil estudantes no Colégio Estadual Altair Mongruel, onde atuam cerca de 80 profissionais da educação. O colégio funciona em três turnos e é o maior do município ofertando ensino fundamental e médio, além do curso de formação de docentes. Conta ainda com a sala de recursos, que atende alunos com necessidades especiais.
O município de Ortigueira possui 13 colégios estaduais e em 2010 atendeu mais de 2 mil estudantes dos ensinos fundamental, médio, educação profissional e educação especial.