Veranistas devem ficar alertas para sinalização das bandeiras nas praias paranaenses

31/12/2018
Apesar de o mar ser o principal atrativo do Litoral nesta época do ano, é preciso ter muita atenção e cautela para que se evitem os acidentes como o afogamento, por exemplo. Desde o dia 21, quando começou a temporada de verão, até esta segunda-feira foram cinco mortes por afogamento, contra três no mesmo período da temporada anterior, um aumento de cerca de 66%. Uma forma de reduzir os riscos é respeitar o que indicam as bandeiras de sinalização distribuídas na areia, indicando os pontos seguros para o banho. O Corpo de Bombeiros do Paraná utiliza esse recurso em consonância com os padrões internacionais para que o significado das bandeiras seja entendido até mesmo por pessoas estrangeiras ou com deficiências. Somente é seguro para o veranista nadar entre duas bandeiras de cores vermelho sobre amarelo, que sinalizam a área protegida por guarda-vidas. É importante que o veranista fique dentro da área delimitada pelas bandeiras, pois caso aconteça algum acidente ou afogamento, o guarda-vidas poderá dar o atendimento mais rapidamente e com eficiência. As bandeiras também informam outras peculiaridades. A verde significa que naquele ponto as condições para banho são boas e o risco de incidentes é mínimo. Já a bandeira amarela indica que o local possui fatores de risco ao banhista, como ondas mais fortes, correntes e outras condições que podem ocasionar acidentes. Esta é a sinalização que está presente na maioria dos postos desde o início desta temporada. A bandeira vermelha, por sua vez, sinaliza que o local possui alto risco de afogamentos. Também há a bandeira preta, que orienta a população de que naquela área não há um Posto de Guarda-Vidas permanente e que o local e não é indicado para o banho. Em vários locais, mesmo sem a presença física constante de bandeiras, o Corpo de Bombeiros realiza patrulhamento na areia e no mar para supervisionar a área e advertir pessoas que estejam na água. Por fim, a sinalização com duas bandeiras vermelhas juntas significa que a praia está interditada devido a fatores de segurança como chuva forte, ressaca, raios, entre outras situações. Quando essa bandeira é colocada, todas as outras são retiradas para garantir a segurança de todos. O Corpo de Bombeiros possui ainda placas de metal fixadas nos locais onde o risco de afogamento é grande. Além dos materiais de sinalização, a população pode tirar dúvidas pessoalmente com os guarda-vidas para entender mais sobre as bandeiras e como evitar situações desagradáveis no mar. (Repórter: Wyllian Soppa)