Vendas do comércio crescem quase 5% em janeiro no Paraná

14/03/2018
O consumo das famílias segue em recuperação no Paraná e aos poucos retoma o ritmo de crescimento. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, mostram um avanço de 4,8% nas vendas do varejo no mês de janeiro. A comparação foi feita com os número do mesmo mês no ano passado.
As vendas cresceram principalmente entre bens duráveis, como móveis e eletrodomésticos, com aumento de 15% na comparação com o janeiro de 2017.
A recuperação da renda e a melhora na economia estão estimulando compras que foram adiadas durante a crise, explica o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social, o Ipardes, Julio Suzuki Júnior. //SONORA JULIO SUZUKI JÚNIOR//
As vendas de veículos, motocicletas, partes e peças aumentaram 9,3% e o material de construção teve alta de 8,9%.
Já a comercialização de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e cosméticos aumentaram 8,5% na mesma base de comparação.
Ainda de acordo com o Presidente Júlio Suzuki, as famílias também estão menos endividadas e têm controlado mais o orçamento.
Com o crescimento do crédito imobiliário, principalmente no fim dos anos 2000, muitas famílias comprometeram parte do orçamento com o financiamento da casa própria, por exemplo.
A projeção para 2018 é que o consumo siga com números positivos nos próximos meses, resultado da recuperação da geração de emprego e renda. (Repórter: Gilberto Bettinelli)