Seminário em Curitiba debate sustentabilidade no tratamento de esgoto

09/11/2018
Mais de 400 estudantes, pesquisadores e professores da área de saneamento de todo o País participaram do 1.º Seminário Nacional sobre Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto, realizado nesta quarta e quinta-feira no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
Organizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto, em parceria com a Sanepar e outras instituições, o seminário teve como objetivo promover um debate técnico-científico sobre o avanço na área de saneamento.
Na abertura do evento, a diretora de Meio Ambiente da Sanepar, Fabiana Campos, afirmou que a deficiência do saneamento básico é o maior problema do século 21, e que é preciso garantir acesso de todos à distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto.
O gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, explica o conceito de Estação de Tratamento Sustentável. /SONORA GUSTAVO POSSETI/
Posseti conta que o Seminário realizado nesta semana teve um papel importante para o avanço do saneamento ambiental brasileiro. /SONORA GUSTAVO POSSETI/
O evento teve painéis que abordaram gerenciamento do sistema de coleta e transporte de esgoto doméstico; controle das emissões gasosas e aproveitamento energético do biogás nas estações; valorização dos subprodutos sólidos do tratamento de esgoto; entre outros assuntos. (Repórter: Filipe Andretta)