Seminário em Curitiba debate pesquisas sobre redução de desastres
07/11/2018
Projetos de pesquisa desenvolvidos para resolver problemas ligados a desastres estão sendo apresentados nesta semana em Curitiba, na primeira edição do Serede, Seminário Paranaense de Pesquisa em Redução de Desastre. O evento começou nesta quarta-feira e segue até a sexta-feira, na PUC. A proposta do seminário é apresentar os resultados e pesquisas desenvolvidas nos últimos dois anos pelas instituições que integram a Redesastre, Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica. Os projetos envolvem diferentes áreas temáticas, desde a psicologia do desastre até inovações tecnológicas para o monitoramento de riscos, sempre com foco nas principais necessidades do Paraná para a área. Os projetos são fruto de uma parceria com a Sanepar, que disponibilizou um recurso de 1 milhão e 500 mil reais para financiar as pesquisas. Pelo convênio, foram desenvolvidos 16 projetos de pesquisas, que envolveram aproximadamente 60 bolsistas, entre estudantes da graduação, mestrado e doutorado, além de instituições cooperadas. De acordo com o diretor do Ceped, major Eduardo Gomes Pinheiro, as pesquisas seguem as prioridades apontadas pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. // SONORA EDUARDO PINHEIRO //
Entre os projetos desenvolvidos estão sensores de monitoramento de deslizamentos e do nível da água dos rios. (Repórter: Rodrigo Arend)
Entre os projetos desenvolvidos estão sensores de monitoramento de deslizamentos e do nível da água dos rios. (Repórter: Rodrigo Arend)