Secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, destaca a retomada do planejamento para obras rodoviárias
04/01/2012
O secretário estadual da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, afirmou que a criação da nova pasta, em substituição às secretarias de Transportes e Obras, se traduz na retomada do planejamento na área de transporte e do gerenciamento de ações e de investimentos públicos nos setores de construção civil e obras viárias. Ao fazer um balanço das atividades do ano passado, Richa Filho defendeu a criação de um modelo de logística multimodal e afirmou que um conjunto de ações foi realizado com o objetivo de criar e implantar um novo sistema de gestão de obras de infraestrutura. Um grande parceiro da Secretaria, no ano passado, foi o DER, o Departamento de Estradas e Rodagem. De acordo com o secretário, essa parceria e o diálogo foram fundamentais para que os investimentos viários pudessem acontecer.// SONORA JOSÉ RICHA FILHO//
O secretário informou que o governo entende que é necessário melhorar a infraestrutura de transporte já existente para que todas as regiões do Estado tenham melhores condições de se desenvolver. Ele lembrou que no final do ano, foram autorizados investimentos de 700 milhões de reais nas estradas estaduais para este ano. Segundo Richa Filho, a gestão em conjunto da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, do Departamento de Estradas de Rodagem e da Estrada de Ferro Paraná Oeste, a Ferroeste, permitiu avanços nos setores rodoviário, marítimo, ferroviário e aeroviário. De acordo com o secretário, pela primeira vez desde que foi criada, em 1988, a Ferroeste teve a autorização para a compra de locomotivas próprias, com recursos do Estado.// SONORA JOSE RICHA FILHO//
O secretário lembrou ainda que no ano passado foi licitado o Plano Diretor para o sistema estadual de transporte intermunicipal de passageiros, depois de uma década de espera. Ele também pontuou o início do diálogo com as concessionárias para a retomada de investimento nas estradas que compõem o Anel de Integração. Outra iniciativa para organizar o sistema público é a definição de um Plano Aeroviário Estadual. O Paraná dispõe de 40 aeroportos públicos, sendo quatro sob a administração da Infraero e os demais operados em parceria pelo Estado e as prefeituras. (Repórter: Priscila Paganotto)
O secretário informou que o governo entende que é necessário melhorar a infraestrutura de transporte já existente para que todas as regiões do Estado tenham melhores condições de se desenvolver. Ele lembrou que no final do ano, foram autorizados investimentos de 700 milhões de reais nas estradas estaduais para este ano. Segundo Richa Filho, a gestão em conjunto da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, do Departamento de Estradas de Rodagem e da Estrada de Ferro Paraná Oeste, a Ferroeste, permitiu avanços nos setores rodoviário, marítimo, ferroviário e aeroviário. De acordo com o secretário, pela primeira vez desde que foi criada, em 1988, a Ferroeste teve a autorização para a compra de locomotivas próprias, com recursos do Estado.// SONORA JOSE RICHA FILHO//
O secretário lembrou ainda que no ano passado foi licitado o Plano Diretor para o sistema estadual de transporte intermunicipal de passageiros, depois de uma década de espera. Ele também pontuou o início do diálogo com as concessionárias para a retomada de investimento nas estradas que compõem o Anel de Integração. Outra iniciativa para organizar o sistema público é a definição de um Plano Aeroviário Estadual. O Paraná dispõe de 40 aeroportos públicos, sendo quatro sob a administração da Infraero e os demais operados em parceria pelo Estado e as prefeituras. (Repórter: Priscila Paganotto)