Secretaria da Saúde divulga nesta sexta-feira resultado dos casos de Botulismo

15/03/2012
O superintendente de Vigilância em Saúde, da Secretaria estadual da Saúde, Sezifredo Paz, apresenta nesta sexta-feira, às 16h, no auditório da Secretaria, o resultado dos exames de botulismo que estão sendo investigados no Paraná.

No dia 17 de fevereiro a Vigilância Sanitária Estadual determinou a interdição cautelar de todos os lotes do Salsichão Piquiri em náilon, fabricado pela Indústria e Comércio de Carnes e Frios Richter Ltda de Alto Piquiri por suspeita de contaminação dos produtos por toxina botulínica.
No mesmo dia divulgou uma nota técnica orientando a população para que não consumissem o produto até que a investigação fosse concluída. O produto está relacionado com quatro casos de suspeita de botulismo em Alto Piquiri e Iporã, sendo que em três deles já existia a confirmação clínica e o histórico de ingestão do produto. Dois pacientes morreram e dois estão em recuperação, após receberem o soro antibotulímico.
Às 14 horas, a Secretaria da Saúde reúne representantes de instituições para divulgar o resultado oficial das análises laboratoriais e discutir estratégias para o controle do risco do botulismo em alimentos.
A Secretaria de Estado da Saúde fica na rua Piquiri, 170, no Bairro Rebouças, em Curitiba. (Repórter: Jurandir Ambonatti)