Secretaria da Educação fortalece políticas étnico-raciais na rede estadual de ensino

08/01/2018
A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Departamento da Diversidade, o Dedi, promoveu em 2017 diversas ações para fortalecer políticas étnico-raciais na rede estadual de ensino. Entre as principais atividades desenvolvidas pelo departamento estão a formação continuada de equipes multidisciplinares das escolas, simpósios e ações de combate ao racismo e promoção de igualdade racial.
Entre julho e novembro a Secretaria da Educação promoveu formação continuada de 60 horas nas modalidades a distância e presencial para mais de 30 mil profissionais das equipes multidisciplinares que atuam nas escolas estaduais. Atualmente são 2 mil e seiscentas instituições. De acordo com a coordenadora da Educação das Relações da Diversidade Etnicorracial, Edna Aparecida Coqueiro, Combater o racismo, a discriminação e promover a igualdade racial é um dos compromissos do Governo do Estado.
A Secretaria da Educação também promoveu simpósios nas comunidades quilombolas Córrego do Franco, em Adrianópolis, Região Metropolitana de Curitiba, e também em Guaraqueçaba, no Litoral. Nos encontros foram trabalhadas questões relacionadas à Educação Escolar Quilombola e o Projeto Político Pedagógico nas Comunidades Remanescentes de Quilombos. Ao longo do ano houve também outras ações de combate ao racismo e de promoção de igualdade racial em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade. (Repórter: Gilberto Bettinelli)