Secretaria Estadual de Educação abre período de transferência de alunos entre escolas
05/01/2018
A rede estadual de educação está atendendo pais ou responsáveis por alunos que desejam transferir filhos de uma escola estadual para outra dentro da mesma cidade. Caso o estabelecimento de interesse tenha vagas disponíveis, a transferência é feita seguindo os critérios da Secretaria da Educação do Paraná. Se não houver vagas disponíveis o estudante aguarda uma oportunidade no Cadastro de Espera de Vaga Escolar. Os critérios para distribuição de vagas para alunos transferidos são definidos pela secretaria, mas a ordem de prioridade é decidida pela direção da instituição, junto ao Conselho Escolar. Para fazer a matrícula na nova escola estadual, os pais ou responsáveis devem obter uma Declaração de Existência de Vaga na Escola onde pretendem matricular o aluno, assinar uma Declaração de Desistência de Vaga aonde o aluno está matriculado atualmente e, também, apresentar o original e uma fotocópia do documento de identidade, da fatura de energia elétrica atualizada e somente o histórico escolar original ou declaração de escolaridade fornecida pela instituição. Ao se transferir para uma nova escola, o estudante abre mão do direito ao transporte escolar gratuito. O benefício é destinado a estudantes matriculados em estabelecimentos de ensino localizados a mais de dois quilômetros de distância das residências, desde que não haja vagas disponíveis em instituição localizada nas proximidades. (Repórter: Gustavo Vaz)