Sanepar reabre Casa da Memória dos Mananciais, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba

08/10/2018
A Sanepar reabriu nesta quinta-feira a Casa da Memória dos Mananciais, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Erguida em 1934, a Casa foi reconstruída depois de ter sido incendiada em 2015. Ela é um dos 7 imóveis que faziam parte da Vila Operária, e foi moradia do responsável pelo primeiro sistema de abastecimento de água do Paraná.
Painéis fotográficos instalados em seis cômodos contam a história e mostram o trabalho de conservação dos Mananciais da Serra.
O presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, disse que a Casa simboliza o esforço daqueles que se dedicaram ao início do abastecimento público do estado.
O técnico em patrimônio histórico da Sanepar, Manoel César Santos, da área de Educação Socioambiental, declarou que o primeiro sistema de abastecimento é uma obra de incalculável importância que desafiou a geografia, a política e a engenharia da época.
A Casa da Memória está aberta à visitação pública. Para visitas em grupos de estudantes ou pesquisadores durante a semana, o agendamento deve ser solicitado pelo e-mail visitas@sanepar.com.br. Durante um fim de semana por mês, o local é aberto ao público em geral. O visitante pode fazer trilhas ecológicas e conhecer o manancial de Piraquara. (Repórter: Filipe Andretta)