Richa autoriza obras para ampliar número de vagas na cadeia pública de Foz do Iguaçu
08/02/2011
O governador Beto Richa autorizou nesta terça-feira uma série de obras de caráter emergencial para melhorar as condições de vida dos detentos da Cadeia Pública Laudemir Neves, em Foz do Iguaçu. // Ele visitou a unidade acompanhado da secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes. // O governador autorizou a transferência do controle da cadeia da Secretaria da Segurança Pública para a da Justiça, dando início à correção de uma distorção no sistema penitenciário estadual. // O governador afirmou que a Secretária Maria Tereza Uille Gomes fez um levantamento completo da situação do sistema penitenciário em todo o estado.// SONORA RICHA// Beto Richa disse que vai recuperar os recursos federais não aproveitados pelo governo anterior e destinados para a construção de penitenciárias em Foz do Iguaçu e Londrina, construir novos presídios e aumentar o número de vagas para detentos. // SONORA RICHA // As obras ampliarão a capacidade da cadeia em 200 vagas. Atualmente, a unidade é ocupada por 319 detentos, sendo 130, mulheres. // Maria Tereza Uille Gomes disse que a prioridade é resolver a situação das mulheres. // A secretária disse também que já está prevista a abertura de um processo licitatório, ainda neste mês de fevereiro, para o projeto arquitetônico de um estabelecimento para o regime semi-aberto, com 330 novas vagas em Foz do Iguaçu. // SONORA MARIA TEREZA // Maria Tereza defendeu a necessidade de mudar a cultura de ociosidade nos estabelecimentos penais. // SONORA MARIA TEREZA // Na passagem por Foz do Iguaçu, Beto Richa comentou a visita que recebeu do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com toda a cúpula do ministério, e da disposição de promover ações integradas de combate ao crime e à violência, para blindagem das fronteiras, sobretudo a fronteira internacional paranaense. // Ainda nesta semana um grupo de técnicos do ministério deve desembarcar em Foz do Iguaçu e em outras áreas da fronteira, para fazer um diagnóstico. //