Rede de proteção garante direitos da pessoa idosa

02/04/2018
Para garantir o direito da pessoa idosa de viver em paz e com dignidade, o Governo do Paraná constituiu canais para denúncias e informações. Só no ano passado, foram mais de 1.200 registros de violação de direito pelos telefones disque denúncia 181 e o 0800 do disque idoso.
O 181 recebe denúncias de violações de direitos de pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres, crianças e adolescentes, desde setembro de 2016. Nessa data a coordenação do serviço, da Polícia Militar, e a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, firmaram parceria para ampliar a abrangência do disque denúncia.
Esses casos também podem ser levados para a delegacia de polícia mais próxima ou ligar para o 190. Isso se encaixa também em caso de desaparecimentos e furtos. A Defensoria Pública e o Ministério Público do Paraná também aceitam denúncias.
O Governo do Estado também mantém o Disque Idoso do Paraná, no número 0800-410001, direcionado a esclarecer dúvidas e prestar informações sobre os direitos da pessoa idosa. Por esse número, é possível entrar em contato com a coordenação de Políticas da Pessoa Idosa, da Secretaria da Família.
Para atender melhor a população a Secretaria disponibiliza diversas informações no site www.desenvolvimentosocial.pr.gov.br (Repórter: Gilberto Bettinelli)