Público nos museus estaduais aumenta 70% em sete anos

21/04/2018
A presença do público nos museus pertencentes ao Governo do Estado aumentou 70% nos últimos sete anos, saltando de 280 mil visitantes em 2011 para mais de 480 mil em 2017. O número de visitantes do ano passado foi registrado nas 84 exposições realizadas nos museus Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea, do Expedicionário, da Imagem e do Som, no Museu Paranaense, no Alfredo Andersen e no Centro Juvenil de Artes Plásticas.

Os números são da Coordenação do Sistema Estadual de Museus, que faz a articulação entre esses espaços pertencentes à Secretaria de Estado da Cultura. Para o secretário da Cultura, João Luiz Fiani, desta forma, os museus se consolidam como espaços de arte e cultura que fazem parte da vida das pessoas. //SONORA JOÃO LUIZ FIANI//

De acordo com a Coordenação do Sistema de Museus, os principais objetivos desses espaços é cuidar do acervo histórico, trabalhar na pesquisa e, principalmente, comunicar esse acervo à população. Para isso é preciso criar uma atmosfera que possibilite aos visitantes viver uma experiência abrangente.

O Museu Paranaense, por exemplo, é um espaço de registro histórico e tornou-se um local que dialoga com grupos de diferentes etnias e realidades sociais, como índios, imigrantes e trabalhadores sem-terra.

Já o Museu Alfredo Andersen, fundado na década de 60, está instalado na rua Mateus Leme, na mesma edificação onde o artista e educador viveu e trabalhou. O espaço permanece como uma unidade museológica para preservação das obras, exposições de novos artistas, além de ateliê para cursos e oficinas.

Em 15 anos de existência, o Museu Oscar Niemeyer, o MON, se tornou um dos principais pontos culturais e turísticos da capital paranaense. Além de arte de qualidade, os visitantes desfrutam de um espaço de convívio democrático de lazer que faz parte da vida da população curitibana.

Além dos museus da capital, para descentralizar o acesso à arte e cultura, e movimentar as cidades do interior, a Secretaria da Cultura leva aos municípios

exposições artísticas itinerantes. Atualmente estão em cartaz, pelo Museu Paranaense, mostras nos municípios de Santo Inácio, Fênix, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Ponta Grossa e Cambé. (Repórter: Gilberto Bettinelli)