Programa de infraestrutura do Paraná vai receber 50 milhões de dólares pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento

24/05/2018
Obras, projetos e estudos do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná vão receber 50 milhões de dólares de investimentos neste ano. O montante se refere a onze e meio por cento do total de 435 milhões de dólares previstos no contrato assinado no final do ano passado entre o Governo do Estado e o BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento. O valor total vai ser liberado ao longo de cinco anos. Segundo o secretário da Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, muitas melhorias aguardadas há décadas pela população estão saindo do papel.// SONORA ABELARDO LUPION//Neste ano, vão ser repassados 15 milhões de dólares por parte do BID e outros 35 milhões de dólares vão ser investidos em contrapartida do Estado. Os dados foram apresentados durante o encontro, nesta semana, em Curitiba, com representantes da Secretaria de Infraestrutura e Logística, do DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, e consultores do banco. Na Missão de Arranque, como é denominada essa etapa, estão sendo apresentados os resultados obtidos até o momento e também é avaliado o status dos processos em andamento. O engenheiro do DER e coordenador da Unidade de Gestão do Programa do BID, Glauco Lobo, explica que essa etapa é essencial para o aprimoramento do programa.// SONORA GLAUCO LOBO//Mais de 85% dos recursos vão ser aplicados em um amplo programa de obras de infraestrutura, incluindo pavimentação de estradas em municípios que ainda não têm ligação asfáltica com rodovias estaduais, como a PR-239, que liga os municípios de Mato Rico a Pitanga, na Região Central do Paraná, e a PR-918, que conecta Coronel Domingos Soares a Palmas, no Sudoeste. Outra obra também licitada pelo DER é a pavimentação do acesso ao futuro Contorno Norte de Castro, a PR-090. Parte dos recursos do programa está reservada para o plano rodoviário do Estado, para estudos e projetos de engenharia, planos aeroviários regionais e centros logísticos, além de desapropriações de áreas para a realização de obras. A coordenadora de Gestão de Planos e Programas de Infraestrutura e Logística, Josil Voidela Baptista, destaca que a Secretaria da Infraestrutura do Paraná tem quatro projetos fundamentais em andamento, dois deles ligados à Ferroeste, para correção dos pontos críticos na linha férrea e expansão do terminal de cargas.// SONORA JOSIL VOIDELA BAPTISTA//Está previsto, também, o asfaltamento de mais de 47 quilômetros da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul. Na Região Metropolitana de Curitiba, está programada a ampliação da capacidade de mais um trecho da Rodovia da Uva, entre a capital e Colombo, e no pacote de obras, está ainda a construção do Contorno de Marechal Cândido Rondon, que vai retirar o fluxo de caminhões da área urbana. Também estão previstos o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para a travessia de passageiros nas duas linhas aquaviárias que ligam Pontal do Sul à Ilha do Mel, no Litoral do Estado, e planos diretores aeroportuários. (Repórter: Priscila Paganotto)