Programa de educação ambiental atende três mil e 600 crianças no Litoral do Paraná

06/11/2018
A Appa, Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, encerrou nesta semana mais uma edição do Programa de Educação Ambiental nas escolas. A iniciativa, que começou em 2016, já atendeu mais de três mil e 600 crianças que estudam em comunidades no entorno da região portuária, com ensinamentos sobre a diversidade de fauna e flora e ações de preservação das riquezas naturais.
Doze localidades são contempladas durante todo o ano com atividades pedagógicas e lúdicas desenvolvidas por equipes da Appa nas escolas municipais. O diretor-presidente da Appa, Lourenço Fregonese, explicou que o objetivo é contribuir ao máximo para o desenvolvimento da região onde os portos estão instalados.
Os alunos atendidos pelo programa são do 5º ano do Ensino Fundamental e de classes multisseriadas. O trabalho é realizado em nove comunidades ilhadas, além da Vila Guarani, em Paranaguá, e dos municípios de Antonina e Pontal do Paraná.
Gilmara dos Santos, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Iracema dos Santos, conta que os estudantes acabam assumindo condutas importantes para a preservação do meio ambiente a partir do contato com o programa. /SONORA GILMARA DOS SANTOS/
O Programa discute temas como meio ambiente, cidadania, pesca, recursos naturais e patrimônio histórico. Os conteúdos são abordados por meio de palestras, com a aplicação de dinâmicas, além de outras atividades, como trilhas nas comunidades e oficinas.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente da Appa, Bruno Guimarães, a iniciativa comprova que é possível a harmonia entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. Ele também ressalta que, no caso da Educação Ambiental, os ensinamentos influenciam as crianças durante toda a vida. /SONORA BRUNO GUIMARÃES/
O Programa de Educação Ambiental é uma das mais de 60 iniciativas ambientais desenvolvidas pela Appa. Como fruto desse trabalho, o Porto de Paranaguá ocupa o primeiro lugar no ranking nacional do Índice de Desempenho Ambiental, avaliado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários. (Repórter: Filipe Andretta)