Procon e Polícia Militar do Paraná se unem para atender consumidores

13/12/2017
A diretora do Procon do Paraná, Cláudia Silvano, vai orientar policiais militares da Copom, a Central de Operações Militares, sobre direitos do consumidor em uma palestra nesta sexta-feira. Responsável pelo atendimento das chamadas de emergência recebidas pelo 190, o setor da Polícia Militar tem recebido demandas referentes a relações de consumo, que devem ser dirigidas diretamente ao órgão responsável pela defesa do consumidor.
Segundo o chefe do Copom, major Olavo Vianei Nunes, houve aumento de pedido de ajuda sobre esse assunto na Central de Emergência da polícia.// SONORA OLAVO VIANEI NUNES//De acordo com a diretora do Procon, Cláudia Silvano, existe o crime contra o consumidor, mas a maioria dos casos pode e deve ser resolvida administrativamente.// SONORA CLAUDIA SILVANO//De aproximadamente 6 mil ligações recebidas pelo Copom todos os dias, pelo menos 10% são chamadas que não tratam de questões emergenciais. O 190 é o telefone da Polícia Militar para emergências, em que podem ser relatadas situações de furto, roubo, homicídio, violência doméstica, agressão, além de depredação do patrimônio público e invasão de domicílio, entre outros delitos. Para questões de consumo, o Procon Paraná disponibiliza vários canais de atendimento. O consumidor pode acessar o site consumidor.gov.br ou ligar no 0800 41 1512. Quem está em Curitiba também tem a opção de ir à sede do órgão, na Rua Emiliano Perneta, número 47, no Centro. (Repórter: Priscila Paganotto)