Procon divulga ranking de comportamento de empresas nas audiências
01/09/2011
O Procon Paraná vai divulgar mensalmente um ranking baseado em dados sobre o comportamento dos fornecedores nas audiências realizadas pelo órgão. A lista leva em conta o percentual de problemas não solucionados e foi desenvolvida para auxiliar o consumidor a avaliar a decisão de compra ou contratação de serviço de determinado fornecedor, mostrando como ele atua em relação às reclamações registradas. A lista com as 21 empresas com maiores índices de problemas não solucionados entre janeiro e julho de 2011 já está disponível no endereço eletrônico do Procon, no www.procon.pr.gov.br. A coordenadora do órgão, Claudia Silvano, explicou que, muitas dessas empresas apresentam um alto índice de não resolução, contando com a possibilidade de repassar a questão para o poder judiciário e com uma possível desistência por parte do consumidor. Para elaborar o ranking do comportamento nas audiências, o Procon levou em conta fornecedores que tiveram no mínimo 50 audiências entre janeiro e julho deste ano, e que apresentaram índice de não resolução superior a 30 por cento. De acordo com a pesquisa, a empresa que no período teve o menor índice de resolução foi o Banco Panamericano, que das 60 audiências realizadas deixou de resolver 65 por cento dos problemas apresentados pelos consumidores. O segundo lugar ficou empresas Americanas.com, Submarino S.A. e Shoptime. Em terceiro lugar, o Banco do Brasil, seguido pela BV Financeira S.A e Aliança Eletromóveis. (Repórter: Maria Eduarda Buchi)