Porto de Paranaguá tem operação inédita para veículos

13/04/2018
O Porto de Paranaguá fez, nesta quinta-feira, uma operação inédita de embarque e desembarque de veículos. No berço 205 foram movimentados, simultaneamente, mais de 2.500 carros, para exportação e importação.
A novidade é que a operação foi realizada em um berço de atracação que geralmente é usado para operações com açúcar. De acordo com o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Lourenço Fregonese, isso representa a capacidade que o Porto tem de operar diferentes tipos de cargas e, também, de inovar sempre. //SONORA LOURENÇO FREGONESE//
O navio Shanghai Highway, atracado para a operação, chama a atenção pela estrutura. Com aproximadamente 180 metros de comprimento e mais de 30 metros de largura, ele segue agora com destino à Argentina.
Nos últimos anos, o Porto de Paranaguá reorganizou a infraestrutura portuária. Uma das medidas adotadas foi a demolição de antigos armazéns, utilizados apenas até a década de 1980, dando lugar a novos pátios para movimentação de cargas gerais.
Com isso, o tamanho da área para armazenamento de veículos foi aumentada em 36%, o que representa 30 mil metros quadrados de novos pátios. Atualmente, podem ser armazenados, ao mesmo tempo, até três mil e quinhentos veículos no Porto de Paranaguá. (Repórter: Gilberto Bettinelli)