Porto de Paranaguá registra recorde na descarga de granéis sólidos

21/06/2018
O Porto de Paranaguá registrou nesta quarta-feira movimento recorde na descarga de granéis sólidos em um período de 24 horas. Foram descarregadas mais de 41 mil toneladas de cevada e fertilizante entre às 7 da manhã de terça-feira e às 7 da manha de quarta.
Dados da Appa, Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, mostram que o volume é 21,5% maior do que o último recorde, registrado em 2014, quando foram movimentadas 34 mil toneladas de fertilizantes em 24 horas.
A movimentação recorde foi obtida com a descarga de cinco navios que operaram simultaneamente no cais comercial do Porto de Paranaguá, o que demonstra a versatilidade do Porto para atender os clientes. Os navios que contribuíram para a marca vieram da Argentina, Rússia, China, Estônia e Canadá.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, o Porto de Paranaguá atingiu um novo patamar de movimentação e está preparado para o aumento na movimentação de cargas. Lourenço Fregonese, diretor-presidente da Appa, destaca que os resultados positivos são possíveis graças aos investimentos feitos nos portos do Paraná. /SONORA LOURENÇO FREGONESE/
Entre janeiro e maio de 2018, chegaram aos portos paranaenses quase 4 milhões e meio de toneladas de granéis sólidos de importação. Deste total, cerca de 4 milhões de toneladas movimentadas são de fertilizantes. No período, destacam-se ainda na importação de granéis 125 mil toneladas de trigo, 112 mil toneladas de sal, 60 mil toneladas de malte e outras 134 mil toneladas de cevada.
Nos últimos anos, foram registrados recordes na operação de quase todos os produtos movimentados pelo porto, dinamizando e impulsionando a economia do Paraná. Paranaguá é o maior e mais importante porto na importação de fertilizantes do país, com 9 milhões e meia toneladas desembarcadas anualmente. O montante representa mais de 35% de todo o fertilizante importado pelo Brasil.
O porto também fechou o ano passado com a maior movimentação de cargas da sua história, que foi de 51 milhões de toneladas. (Repórter: Filipe Andretta)