Porto de Paranaguá já supera exportações de grãos do ano passado

12/11/2018
Dois meses antes do fim do ano, o Porto de Paranaguá já bateu o recorde histórico anual de exportação de soja, farelo, trigo e óleo vegetal. Desde janeiro até outubro, o porto exportou mais de 19 milhões de toneladas. A quantidade é 13% maior que o alcançado em todo o ano passado.
O destaque foi a exportação de soja, com mais de 13 milhões de toneladas movimentadas em apenas 10 meses, 15% a mais que o acumulado do ano passado.
O diretor-presidente da Appa, Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Lourenço Fregonese, atribui os resultados ao aumento da capacidade de escoamento pelo porto paranaense, aliado à produtividade do campo. Fregonese também destaca que houve investimentos para desafogar as estradas e vias de acesso ao porto, acabando com as filas de caminhões e aumentando a segurança da comunidade.
Considerando todos os produtos, o Porto de Paranaguá já alcançou 86% da movimentação do ano passado, que foi a maior da história do terminal paranaense.
Para o diretor de Operações da Appa, Luiz Teixeira, um dos fatores que impactou nos números deste ano foram os 16 dias de chuva em outubro. /SONORA LUIZ TEIXEIRA/
O diretor também destacou que a greve dos caminhoneiros, em maio, reflete nos números de 2018, já que a estrutura rodoviária nacional ficou paralisada, dificultando o fluxo das mercadorias. (Repórter: Filipe Andretta)