Paraná vai triplicar a capacidade da produção de medicamentos biológicos

26/02/2018
O Paraná vai triplicar a capacidade da produção de medicamentos biológicos com a construção de uma nova unidade do Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológico, o CPPI.
A construção foi anunciada pelo governador Beto Richa, nesta segunda-feira, no Palácio do Iguaçu. A unidade, que será no mesmo terreno que o Centro, em Piraquara, na Região de Curitiba, tem investimento previsto de 46 milhões de reais, recursos a fundo perdido do Ministério da Saúde e repassados pela Caixa Econômica Federal.
O ministro da Saúde Ricardo Barros ressaltou que os recursos fazem parte do conjunto de investimentos do Ministério ao Instituto de Tecnologia do Paraná, o Tecpar. //SONORA RICARDO BARROS//
Nos últimos sete anos foram investidos quase 20 bilhões de reais para melhoria da saúde no Paraná, segundo o Governador Beto Richa. Ele afirmou ainda que, o CPPI é uma unidade de referência nacional na produção de soros antipeçonhentos, entre eles o soro utilizado no tratamento de acidentes com aranhas-marrom. O estado também é o principal produtor do país e responsável por suprir a demanda em todo o Brasil e alguns países da América do Sul.
O secretário de Estado da Saúde, Michelle Caputo Neto, disse que a fábrica, terá seis mil metros quadrados e uma estrutura completa para a produção inicial dos medicamentos até o envase final do produto. //SONORA MICHELE CAPUTO NETO//
Na mesma solenidade o governador assinou com o banco federal o repasse de 2 milhões de reais para o Hospital do Trabalhador para o Anexo da Mulher e ampliação em 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva. (Repóter: Gilberto Bettinelli)