Paraná reduz o número de casos e mortes por tuberculose

15/03/2018
Nos últimos 10 anos, o Paraná reduziu em 22% a incidência de casos de tuberculose. A taxa caiu de 24 casos por 100 mil habitantes em 2008 para menos de 20 casos em 2017.
O coeficiente de mortalidade caiu de 1,39 para 1,05 casos por 100 mil habitantes no mesmo período.
Os dados foram apresentados nesta quinta-feira, em Curitiba, durante o I Seminário Paranaense pelo fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública no Paraná, que conta com a participação de 270 profissionais das 22 Regionais de Saúde do Estado e municípios.
O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, disse que o Paraná tem uma rede organizada para prover diagnóstico e tratamento da doença, mas que é necessário trabalhar de forma intersetorial para a adesão ao tratamento.
A tuberculose é a doença infecciosa que mais mata no mundo. Por isso, a meta do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública é reduzir a incidência da doença para menos de 10 casos por 100 mil habitantes e a mortalidade para menos de 1 caso para o mesmo número.
Nesta sexta-feira o evento continua no Hospital Regional da Lapa São Sebastião, referência estadual e nacional para internamento dos casos de tuberculose, especialmente os multirresistentes. O Hospital é o único da região sul do Brasil a oferecer tratamento contra a tuberculose. (Repórter: Gilberto Bettinelli)