Paraná organiza conferência sobre transparência e controle social
07/08/2011
O acesso a informações públicas é fundamental para a consolidação do
regime democrático e para o aperfeiçoamento da gestão pública, lembra
o secretário de Estado do Controle Interno, Mauro Munhoz. Segundo ele, um governo deve estimular os mecanismos de informação para garantir o uso correto
e eficiente do dinheiro público, utilizando-o corretamente com obras fundamentais para a sociedade.//SONORA MAURO MUNHOZ.//Apesar de não possuir uma legislação específica que regulamente o direito de acesso à informação, o Paraná tem avançado significativamente na prestação de contas de qualidade. O secretário afirmou ainda que o Estado está mudando a linguagem dos dados
disponibilizados para possibilitar uma interpretação mais clara.// SONORA MAURO MUNHOZ.//
O controle social pode ser definido em três níveis: a transparência pública, que é a prestação de contas obrigatória, devendo o governo regularmente divulgar o que faz, como faz e como gasta; a transparência ativa, que consiste da divulgação de dados por iniciativa própria, sem terem sido solicitados; e a transparência
passiva, que é a disponibilidade do acesso aos dados públicos, quando
solicitados. ( Repórter: Jurandir Ambonatti)
regime democrático e para o aperfeiçoamento da gestão pública, lembra
o secretário de Estado do Controle Interno, Mauro Munhoz. Segundo ele, um governo deve estimular os mecanismos de informação para garantir o uso correto
e eficiente do dinheiro público, utilizando-o corretamente com obras fundamentais para a sociedade.//SONORA MAURO MUNHOZ.//Apesar de não possuir uma legislação específica que regulamente o direito de acesso à informação, o Paraná tem avançado significativamente na prestação de contas de qualidade. O secretário afirmou ainda que o Estado está mudando a linguagem dos dados
disponibilizados para possibilitar uma interpretação mais clara.// SONORA MAURO MUNHOZ.//
O controle social pode ser definido em três níveis: a transparência pública, que é a prestação de contas obrigatória, devendo o governo regularmente divulgar o que faz, como faz e como gasta; a transparência ativa, que consiste da divulgação de dados por iniciativa própria, sem terem sido solicitados; e a transparência
passiva, que é a disponibilidade do acesso aos dados públicos, quando
solicitados. ( Repórter: Jurandir Ambonatti)