Paraná foi Estado que mais ampliou investimentos públicos

12/04/2018
O Paraná foi o Estado que teve a maior taxa de crescimento real dos investimentos públicos entre 2014 e 2017, com um índice de aumento de mais de 16% ao ano no período. Os dados foram divulgados pela Instituição Fiscal Independente, vinculada ao Senado Federal, e apresentados nesta quinta-feira pela governadora Cida Borghetti, durante encontro com jornalistas no Palácio Iguaçu.
As informações do IFI constam do Relatório de Acompanhamento Fiscal, publicado pela organização no último dia 9 de abril. No período avaliado, os investimentos do Paraná passaram de pouco mais de 1 bilhão de reais para mais de 2 bilhões, segundo o estudo. Em termos nominais, sem levar em consideração a inflação, a alta foi de 92%.
Cida Borghetti afirmou que a disposição é manter o compromisso com a saúde financeira das contas públicas. //SONORA CIDA BORGHETTI//
Além do Paraná, apenas Rondônia apresentou crescimento nos investimentos em termos reais, de 0,8%. Todas as outras 25 unidades da federação registraram quedas. De acordo com João Giona, coordenador de orçamento da Secretaria da Fazenda, a redução das despesas de custeio e do endividamento do Estado possibilitaram mais investimentos por parte do setor público paranaense. //SONORA JOÃO GIONA//
Ainda segundo o coordenador, para 2018 está previsto novo recorde de investimentos no Paraná, de quase 8 bilhões e meio de reais. A boa situação fiscal do Estado vem garantindo elevações das notas de classificação de risco para o Paraná. Nessa semana, a Agência Moody's elevou o rating para Aa2.br, a dois níveis do grau máximo de investimento. Antes dela, a Fitch manteve a nota do Estado em AA+, a apenas uma posição do nível AAA, o grau máximo da agência de classificação de risco. (Repórter: Gilberto Bettinelli)